PUBLICIDADE

PG é campeã da natação nos Jogos Abertos do PR

A campeã mundial máster Verônica Balsano comandou a equipe princesina para o degrau mais alto do pódio, completando a incrível marca de 96 medalhas na maior competição poliesportiva do Estado

Dominando as quatro etapas da natação os ponta-grossenses brilharam
Dominando as quatro etapas da natação os ponta-grossenses brilharam -

A campeã mundial máster Verônica Balsano comandou a equipe princesina para o degrau mais alto do pódio, completando a incrível marca de 96 medalhas na maior competição poliesportiva do Estado

Com os títulos masculino e feminino da natação Ponta Grossa fechou com destaque o primeiro final de semana da divisão A dos 62º Jogos Abertos do Paraná (JAPs) que estão acontecendo na cidade de Toledo. Mais uma vez a campeã mundial máster Verônica Balsano comandou a equipe princesina para o degrau mais alto do pódio, completando a incrível marca de 96 medalhas na maior competição poliesportiva do Estado. Dominando as quatro etapas da natação os ponta-grossenses brilharam, estabelecendo recordes da competição e assegurando o quarto campeonato feminino em seis anos e reconquistando a hegemonia masculina depois de três vice-campeonatos.

Atletismo
Com três medalhas de ouro Wanessa Zavolski segue sendo o principal expoente do atletismo ponta-grossense, vencendo as provas dos 100 e 400 metros com barreiras, além de se tornar a atleta mais completa da modalidade ao arrebatar o heptatlo. “Foi um novo desafio na minha carreira, disputar sete provas em dois dias e terminar em primeiro lugar”, afirma a ponta-grossense, que também assegurou a décima segunda medalha de ouro dos JAPs nos 400 metros com barreiras.Na classificação final do atletismo Ponta Grossa ficou na sexta colocação do feminino em nono lugar no masculino.

Xadrez
O xadrez ponta-grossense é líder dos JAPs no masculino e feminino, encerrados os torneios relâmpago e rápido. Nesta segunda-feira acontece a primeira rodada do convencional e o técnico Jesus Clayton de Oliveira acredita na possibilidade do tetracampeonato masculino e na conquista do título feminino, contando com uma equipe experiente e o patrocínio do Projeto “Prata da Casa” – Prefeitura de Ponta Grossa, EM – Elétrica e Automação Industrial e Genius Telecom.No relâmpago a equipe feminina garantiu as medalhas de ouro com Juliana Terao (tabuleiro 1), Júlia Alboredo (tabuleiro 2) e Thauane de Medeiros (tabuleiro 3), com Lara Malanowski garantindo o bronze do tabuleiro 4. No masculino, Vitor Hugo Borges e Tiago Rodrigues ficaram com o ouro nos tabuleiros 3 e 4, com Diego di Berardino ficando com a prata do tabuleiro 1 e Ivan Mesquita em terceiro no tabuleiro 2.

A disputa do rápido teve Juliana, Julia e Thauane com as medalhas de ouro dos tabuleiros 1, 2 e 3, com Lara terminando em quarto no tabuleiro 4. No masculino Diego e Ivan ficaram com o ouro dos tabuleiros 1 e 2, com Tiago em terceiro no tabuleiro 4 e Vitor Hugo em quarto no tabuleiro 3.

Ciclismo
A primeira medalha de Ponta Grossa no ciclismo é de Talita Oliveira, vice-campeã da prova de circuito que foi realizada na manhã de domingo. Gabriela da Costa terminou em quarto no mountain bike de sábado. A programação desta segunda-feira tem as provas de pista no Autódromo Rafael Sperafico. E na terça-feira será a vez da prova contra o relógio.

Taekwondo
As cinco medalhas do taekwondo vieram do poomse (demonstração de técnica), com ouro para Gisele Rodrigues Martins e Ruan Ribeiro de Lima, prata para Midori Luana Takesaki e Gabriel Antunes, enquanto Yan Girotto garantiu o bronze. Na classificação final a Seleção Ponta-grossense ficou com o sexto lugar no feminino e a nona colocação do masculino.A técnica Josiane Rodrigues considerou positivo o desempenho princesino, com o aumento no número de medalhas e uma evolução técnica, abrindo uma perspectiva para os próximos anos. “Temos um grande potencial para desenvolver e vamos preparar uma equipe mais forte para 2020”, completa Josiane.

Judô
O bronze do judô foi conquistado por Gabriele Maroqui na categoria pesado, retornando de longa inatividade devido a uma lesão de joelho e mesmo assim mostrando que continua sendo o principal expoente da modalidade em Ponta Grossa.

O técnico Luciano Ferreira afirma que uma nova geração está sendo preparada nas categorias menores, principalmente no feminino. “Um grupo com qualidade para recolocar o judô ponta-grossense entre os primeiros do Paraná, tanto nos Jogos da Juventude como nos Jogos Abertos”, afirma o treinador, que iniciou a sua trajetória nos jogos em 1983. O judô princesino ficou em oitavo no feminino e nono no masculino.

Também já encerraram a participação nos 62º JAPs a ginástica rítmica, que terminou na nona colocação, enquanto o tênis masculino e o vôlei de praia feminino aguardam as finais de hoje para ter a definição da colocação final. Seguem na disputa o tênis de mesa masculino e feminino.

Delegação
Com a maior delegação dos últimos sete anos Ponta Grossa participa das finais da divisão A dos 62º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), em Toledo, com um contingente de 270 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e pessoal de apoio. O alojamento está montado no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre e Escola Municipal Alberto Santos Dumont, localizado na Rua Paraná, 299.A chefe da delegação princesina é a professora Michelle Gonçalves, que está em Toledo desde a quinta-feira, preparando as instalações para receber os 216 atletas, sendo 102 das modalidades individuais e 114 dos esportes coletivos. Um trabalho intenso da Secretaria Municipal de Esportes (SMESP), que está servindo o café da manhã e lanche da tarde no alojamento, enquanto o almoço e jantar acontecem no refeitório dos JAPs.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE