Jogos da Primavera tem novas modalidades esportivas | aRede
PUBLICIDADE

Jogos da Primavera tem novas modalidades esportivas

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Além das modalidades tradicionais, a competição conta ainda com e-games, dança, paradesportos e novas categorias</span>

A organização da 64ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera anuncia a inclusão de novas modalidades além das tradicionais
A organização da 64ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera anuncia a inclusão de novas modalidades além das tradicionais -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Além das modalidades tradicionais, a competição conta ainda com e-games, dança, paradesportos e novas categorias

A organização da 64ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera anuncia a inclusão de novas modalidades além das tradicionais. Os Jogos acontecem entre 27 de setembro e 06 de outubro, e as inscrições vão de 01 a 16 de agosto.

Como conta o professor Carlos Zaremba, da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR-UEPG), o objetivo é aproximar o evento da realidade dos jovens da região, incluindo modalidades paradesportivas, e-jogos e atividades culturais, como a dança. "Todas as alterações previstas nesta edição foram realizadas com o objetivo de facilitar e proporcionar que mais estudantes e instituições de ensino tenham a oportunidade de participar do evento", destaca.

Além das tradicionais modalidades de atletismo, basquetebol, futebol, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, esta edição dos JEPs conta ainda com novas modalidades e novas categorias dentro dos esportes já ofertados. Para o atletismo e natação, acompanhando a tendência mundial destas modalidades, são oferecidos alguns revezamentos na categoria misto. No futebol, será aberta a participação do público feminino, e algumas modalidades contemplarão também os paradesportos, como o atletismo, tênis de mesa e xadrez.

Outra novidade desta edição dos jogos é a inserção da modalidade de dança. A iniciativa busca, segundo Zaremba, integrar a área cultural. "O objetivo é atingir um público que não está tão próximo das modalidades esportivas tradicionais, mas pratica a atividade física através da expressão corporal", destaca o coordenador. 

"Outra novidade interessante é que em algumas provas do atletismo e natação e das modalidades de triathlon e da corrida rústica, teremos a presença do público 'avulso'", conta o professor. Estes atletas podem ser estudantes ou não, de qualquer nível de escolaridade, idade ou sexo, mesmo sem estar inscritos oficialmente na competição.

Seguindo uma tendência mundial, a 64ª edição dos JEPs abre espaço também para os e-games, com os jogos "FIFA", de simulação de futebol, e "League of Legends" (LOL), que é um jogo de estratégia online. Os atletas podem ainda se inscrever no badminton, basquete 3x3, corrida rústica, skate, triathlon e vôlei 4x4.

"Levando em consideração que Jogos Estudantis da Primavera priorizam a participação e a integração de estudantes, não sendo seu objetivo principal o rendimento esportivo, para este ano estaremos limitando a participação de atletas federados", aponta Zaremba. Nas modalidades coletivas, será permitida a inclusão de até três atletas com vínculo federativo ativo, ou seja, que tenham disputado competições oficiais (organizadas pelas suas respectivas federações) e/ou estejam registrados nas respectivas federações nos anos de 2017, 2018 ou 2019.

Em parceria com o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD-UEPG), o processo administrativo do evento também está sendo reformulado. O congresso técnico será realizado em ambiente virtual, sem a necessidade de presença física dos dirigentes dos estabelecimentos de ensino.

Os 64º Jogos da Primavera são organizados pela Universidade Estadual de Ponta, através da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), do Departamento de Educação Física e do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD), com apoio da Secretaria Estadual de Educação e Esporte, através da Esportes Paraná.   O regulamento da competição deve ser disponibilizado em breve.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE