Jornal da Manhã integra empresas do Grupo aRede
Tradicional impresso da região dos Campos Gerais atualmente pertence ao Grupo aRede, criado em 2013. Empresa de comunicação realiza diversos projetos editoriais e valoriza o jornalismo regional
Publicado: 28/06/2024, 11:00
Atualmente, o Jornal da Manhã pertence ao Grupo aRede. O Grupo foi criado em 2013, pelos empresários responsáveis pela nova fase do JM, desde 2007. A partir da criação do Grupo aRede, ele ficou responsável pelos dois veículos: o tradicional Jornal da Manhã e o inovador Portal aRede. “O Jornal da Manhã representa a tradição, a credibilidade do Jornal, que hoje está completando 70 anos. Mas, em 2013, quando criamos o Portal aRede, a percepção nossa era de que, naquele momento já, o digital estava crescendo de uma forma acelerada e sem volta. E que precisávamos nos adaptar a esse novo momento da sociedade”, explica o diretor do Grupo aRede, Eloir Rodrigues.
No início, o Portal aRede foi criado com uma equipe própria: os eventos eram cobertos pelos dois veículos de comunicação, o Jornal da Manhã e o Portal aRede, cada um com seu jornalista, para atender as especificidades de cada veículo: o imediatismo do Portal, com vídeos, e o detalhamento do impresso, com fotos. Com o passar do tempo e o investimento em tecnologias, com a integração dos sistemas do portal e do impresso, foi possível otimizar a redação, de modo que fosse realizada a integração na produção de conteúdos.
Mario Martins, editor-chefe do Jornal da Manhã desde maio de 2011, que passou a ser o gerente de conteúdos do Grupo aRede em setembro de 2014, detalha como aconteceu essa mudança. “Com o passar dos anos, pelos investimentos em tecnologias e pelos equipamentos disponibilizados, pela estrutura e tamanho da equipe, houve o entendimento da integração das redações. As matérias produzidas pelo jornalismo do Portal aRede seriam realocadas pelo jornal impresso, mas sempre respeitando suas essências: depois da primeira matéria, do imediatismo e da informação instantânea do Portal, o jornalista se preocupava em se aprofundar com o tema, e sua última versão usada no impresso”, relatou. Hoje, os jornalistas produzem as pautas para o Portal e há uma equipe que seleciona as matérias e as edita para o jornal, dentro dos padrões.
IMPRESSO DÁ AMPLO DESTAQUE À REGIÃO - O Jornal da Manhã circula em 31 cidades, com quatro edições de 16 páginas nos dias de semana (terça a sexta) e uma edição de 20 páginas nos fins de semana, sempre dando amplo destaque para a região dos Campos Gerais, com duas páginas diárias para notícias dos municípios. Além Ponta Grossa, entre as cidades que o JM circula estão Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbaú, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Mallet, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Rio Azul, São João do Triunfo, Sapopema, Sengés, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania.