Prefeitura de Campo Largo abre PSS para formação de servidores
O Formador Municipal será cadastrado no FNDE para recebimento da bolsa no valor de R$ 1,2 mil mensais
Publicado: 01/09/2025, 14:46

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), anuncia a abertura de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) interno para a contratação de profissionais bolsistas - em função temporária - como Formadores Municipais do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), instituído pela Portaria MEC nº 85/2025.
O PSS foi divulgado no Edital nº 002/2025, divulgado no Diário Oficial nº 3005, em 28 de agosto, e se dará por meio de Comissão da SME instituída pela Portaria nº 2.336/2025. Já o pagamento das bolsas será de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Formador Municipal será cadastrado no FNDE para recebimento da bolsa no valor de R$ 1,2 mil mensais.
Os selecionados terão atuação na equipe multidisciplinar de formadores(as) do Projeto Formação de Profissionais de Educação Infantil no Âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. São quatro vagas para formadores de Campo Largo, mais sete vagas de cadastro de reserva, para atuarem com turmas de até 45 cursistas. As vagas de cadastro têm o objetivo de atender as turmas previstas e também uma eventual necessidade de substituições ou ampliações.
INSCRIÇÕES - Os servidores municipais interessados em participar do PSS devem realizar suas inscrições exclusivamente online, com o preenchimento de formulário digital acessível neste link. A abertura das inscrições e entrega da documentação obrigatória (diploma de graduação e comprovações de Mestrado, Especialização, Docência, entre outros) iniciou ontem (28) e termina no dia 05 de setembro.
Dentre os requisitos para candidatar-se estão:
- Exercer função profissional relacionada à Educação Infantil, por no mínimo um ano, como: docência, gestão na coordenação pedagógica de escolas ou atuação na Secretaria de Educação;
- Possuir vínculo empregatício permanente e estável na Rede Municipal de Ensino;
- Ser graduado em Pedagogia ou outro curso superior.
Dinâmica da formação - As vagas para Formadores Municipais exigem disponibilidade para atuar pelo período de 12 horas semanais, nas atividades descritas no Edital, sem prejuízo às funções docentes relacionadas à sua carga horária de atuação. Também exige disponibilidade para participar de encontros presenciais, bem como possuir condições operacionais e de logística para realizar as atividades remotas em uma plataforma virtual. Ou seja, é preciso ter acesso à Internet, computador próprio, e conhecimento e experiência no uso de Plataformas/Ambientes Virtuais e Aprendizagem (AVAs). Estão previstos oito encontros presenciais, sendo um por mês e um seminário, e atividades à distância pela plataforma virtual AVAMEC Interativo. Ao todo a formação terá 120 horas de carga horária.
Após as inscrições será feita a análise do perfil e dos documentos enviados pelos candidatos selecionados, conforme os critérios que contarão na pontuação e serão priorizados para gerar uma lista classificatória. A Coordenação do Pro-LEEI Paraná validará os nomes indicados, com base nos dados enviados pelo município. O resultado final será divulgado pela Secretaria de Educação em 17 de setembro.
Este Edital tem validade de 12 meses e poderá ser prorrogado. O valor da bolsa, tempo de duração e a carga horária poderão sofrer alterações, no decorrer do Projeto, mediante necessidade.
Esta matéria não substitui a integral leitura do Edital que contém todas as informações sobre o Processo Seletivo, incluindo o cronograma, função e atribuições, as etapas de classificação e a tabela de pontuação, seleção e critérios, acompanhamento do trabalho e pagamento, e a documentação necessária.
Com informações da assessoria de imprensa.