Sandro Alex quer ampliar CNH Social para 9 mil vagas já em 2027 | aRede
PUBLICIDADE

Sandro Alex quer ampliar CNH Social para 9 mil vagas já em 2027

O programa foi implementado em 2026 com um total de 4 mil vagas no primeiro edital

Sandro Alex (ao centro), candidato ao Governo do Estado
Sandro Alex (ao centro), candidato ao Governo do Estado -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O candidato do PSD ao Governo do Paraná, Sandro Alex, quer ampliar já a partir de 2027 o programa CNH Social, desenvolvido pelo Detran-PR. O programa, criado na gestão de Ratinho Junior (PSD), oferece gratuitamente aulas de condução de veículos e isenta os candidatos de todas as taxas relativas aos exames, testes teóricos e práticos.

O programa foi implementado em 2026 com um total de 4 mil vagas no primeiro edital. A expectativa é fechar o ano com 7 mil vagas a partir de um segundo certame e, a partir de 2027, lançar novos editais que alcancem pelo menos 9 mil vagas por ano. A expansão será contínua ao longo da gestão.

Os interessados passam por análise documental para comprovação da renda familiar de até 3 salários-mínimos, inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e moradia no Paraná há pelo menos 12 meses. O sistema criado pelo Detran-PR distribui os selecionados de forma aleatória para autoescolas parceiras e clínicas credenciadas.

“Esse é um projeto social que queremos acelerar. Podemos aumentar o número de vagas já a partir de 2027 e vamos trabalhar para chegar a cada vez mais pessoas. Esse programa também tem como objetivo auxiliar na busca do primeiro emprego ou na qualificação profissional”, afirma Sandro Alex.

RESUMO

Proposta de Expansão: O candidato ao Governo do Paraná, Sandro Alex (PSD), propõe ampliar o programa CNH Social a partir de 2027, com a meta de alcançar pelo menos 9 mil vagas por ano através de novos editais contínuos.

Histórico do Programa: Criada na gestão Ratinho Junior, a iniciativa foi implementada em 2026 ofertando gratuidade total em aulas e exames do Detran-PR, prevendo fechar o ano corrente com 7 mil vagas.

Critérios de Seleção: Para acessar o benefício, os interessados devem comprovar renda familiar de até 3 salários-mínimos, inscrição no CadÚnico e residência no Paraná há pelo menos 12 meses, com distribuição aleatória entre as autoescolas e clínicas credenciadas.

Com informações da assessoria de imprensa.

CONTEÚDO DE MARCA

PUBLICIDADE