Lula critica estrutura da Igreja Católica por celibato e falta de mulheres no clero
Em encontro com lideranças protestantes no Planalto, presidente também disse que igrejas evangélicas dão mais liberdade e espaço para mulheres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (16) que a Igreja Católica cresce menos que a evangélica por "não acabar com o celibato".
Em encontro com lideranças protestantes brasileiras e norte-americanas no Palácio do Planalto, o mandatário também sugeriu que mulheres encontram mais espaço e possibilidade de ocupar posições importantes em igrejas evangélicas do que nas católicas e que isso explicaria o aumento de fiéis nas últimas décadas.
"Eu conheço o trabalho da Igreja Católica. Falei pro papa Francisco, 'enquanto a Igreja Católica não acabar com celibato e permitir que mulheres possam ser bispos, padres, a gente vai ver Igreja Católica passando dificuldade'. Esta é uma vantagem que a igreja evangélica tem. Mulheres são tratadas em igualdade de condições. Isso faz com que tenha crescido tanto no Brasil", opinou o petista.
Segundo dados do Censo 2022 divulgados em 2025, 56,7% da população brasileira afirma ser católica, o menor percentual desde o primeiro levantamento do tipo, em 1872.
Por outro lado, conforme números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), evangélicos chegaram ao maior patamar já registrado, passando de 21,6% em 2010 para 26,9% em 2022.
A reunião contou com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva, do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, do pastor Kleber Lucas e de lideranças evangélicas de diferentes denominações.
CONFIRA UM RESUMO DA NOTÍCIA:
Declaração de Lula: Durante encontro com lideranças evangélicas no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16), o presidente afirmou que a Igreja Católica cresce menos que a evangélica e associou esse cenário ao celibato sacerdotal e ao menor espaço dado às mulheres na hierarquia católica.
Dados religiosos: Segundo o Censo 2022 do IBGE, divulgado em 2025, o percentual de católicos caiu para 56,7%, enquanto a população evangélica chegou a 26,9%, ante 21,6% em 2010.
Encontro no Planalto: A reunião contou com a participação de lideranças evangélicas brasileiras e estrangeiras, além da primeira-dama Janja Lula da Silva, do ministro da AGU Jorge Messias e do pastor Kleber Lucas. Lula também afirmou que não realiza atos políticos dentro de igrejas por respeito à fé dos fiéis.
Com informações de SBT News.



