Marcelo Dal Negro destaca projetos para defender os municípios do Paraná em Brasília
Os projetos foram destacados em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã nesta segunda-feira (14)

O candidato a deputado federal Marcelo Dal Negro pontuou pautas e propostas que defende em sua campanha nas Eleições de 2026. Os projetos foram destacados em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã nesta segunda-feira (14).
No início da conversa, Marcelo comentou sobre sua trajetória política e o desejo de representar os municípios paranaenses em Brasília. "Comecei a me envolver na política com meu tio, ex-deputado federal Luiz Carlos Setim, que muito representou a região aqui dos Campos Gerais. Ao longo da minha trajetória também fui secretário em São José dos Pinhais, da prefeita Nina Singer. Comecei minha trajetória desde o primeiro dia de gestão dela, comecei pela Secretaria de Cultura, fui secretário de Indústria, Comércio e Turismo, fui chefe de gabinete da prefeita e ali a gente desenvolveu muitos projetos", disse.
"A gente viu a necessidade de ter um deputado federal municipalista, que queira tirar muitos projetos do papel, que queira fazer a diferença. Então resolvi colocar o meu nome à disposição para estar trabalhando em prol da população", completou.
DESCENTRALIZAÇÃO
Em sua fala, o candidato ressaltou a necessidade descentralizar projetos, com objetivo de facilitar o acesso para a população."Eu gosto muito de contar que quando eu assumi a Secretaria de Cultura no primeiro ano de gestão da prefeita, eu tinha uma escola da cultura com 300 alunos e aula somente no Centro. Aquilo me incomodava, porque para mim o serviço público tem que estar nos bairros, próximo das pessoas. Quando entreguei a secretaria, entreguei com 6 mil alunos. A aula que só era realidade no Centro da cidade, hoje funciona em mais de 30 bairros", contou.
"É isso que a gente quer fazer, trazer projetos descentralizados ir para Brasília para defender ações, projetos que cheguem lá na ponta, nos bairros aonde realmente está a população, atender as demandas do dia a dia da nossa população do Estado do Paraná", ressaltou Marcelo.
CULTURA E EDUCAÇÃO
Durante a entrevista, o candidato também falou sobre a importância de projetos para a cultura e a educação. "A cultura é uma das nossas principais bandeiras, para fazer que a cultura chegue realmente na ponta através de cursos de formação. Eu costumo dizer muito, quando você está investindo em cultura, você está investindo em saúde e segurança, porque você tem que investir naquele contraturno escolar das nossas crianças, que são o futuro. Então, a gente vai trazer muitos projetos, recursos para investir em projetos culturais, mas também vamos investir muito em educação. Precisamos fortalecer a educação lá na ponta desde o início. Temos que trazer recursos para construir mais CMEIs, mais escolas."
Dal Negro ainda reforçou a importância de garantir vagas para os alunos. "A gente acompanha muitas cidades com grandes filas de esperas de vaga de CMEIs e isso acaba não só atrapalhando a questão da educação, mas a questão também do emprego das famílias, às vezes aquela mãe não consegue ir trabalhar porque não consegue uma vaga de creche para o seu filho ou sua filha. Então é para, por essa mãe que a gente quer estar trabalhando para trazer recursos para que juntos a gente consiga fazer essas filas de espera zerarem."
ATUAÇÃO NOS MUNICÍPIOS
Para Marcelo, é importante ter o contato com a realidade dos municípios e com as administrações municipais. "Temos amizade com todos os prefeitos, tanto a Região Metropolitana de Curitiba, conhecemos alguns da região do Campos Gerais, mas assim, aonde tiver necessidade da gente estar atuando depois do eleito, tendo contato ou não com o prefeito, a gente vai estar lá, porque a gente vai estar eleito para representar a população do estado do Paraná e é para eles que a gente vai estar trabalhando. A gente quer entregar resultados."
RESUMO
Trajetória política e postura municipalista: Marcelo Dal Negro (PP) destacou sua experiência na prefeitura de São José dos Pinhais ao lado da prefeita Nina Singer e defendeu uma atuação municipalista para representar os municípios paranaenses em Brasília.
Descentralização e investimentos sociais: Defendeu a ampliação do acesso aos serviços públicos nos bairros, priorizando recursos para cultura e educação com a criação de vagas em CMEIs e construção de escolas.
Atuação regional ampla: Afirmou que sua meta é atender as demandas diretas da população do Paraná e trabalhar em conjunto com gestores de diferentes municípios para entregar resultados práticos.



