Sandro Alex recebe carta de entidades da Medicina Veterinária | aRede
PUBLICIDADE

Sandro Alex recebe carta de entidades da Medicina Veterinária

O candidato ao Governo do Estado destacou que vai trabalhar ao lado dos médicos veterinários para a saúde pública

Sandro Alex medicina veterinária
Sandro Alex medicina veterinária -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O candidato do PSD ao Governo do Paraná, Sandro Alex, defendeu nesta segunda-feira (31) a importância das políticas de sanidade animal implementadas na gestão de Ratinho Junior, reforçou o compromisso com a contratação de mais profissionais para a Adapar e o IDR-PR e destacou que vai trabalhar ao lado dos médicos veterinários para a saúde pública.

Ele se reuniu com representantes do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná – SINDIVET-PR e da Federação Nacional dos Médicos Veterinários – FENAMEV, apresentou propostas do Plano de Governo e recebeu uma carta com sugestões das duas entidades e também da Associação Paranaense de Medicina Veterinária, Associação Nacional dos Clínicos de Pequenos Animais – ANCLIVEPA-PR, Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná – CRMV-PR.

"O Paraná cresceu muito na questão da sanidade nos últimos anos. Tem algo simbólico que nos marca que é o fim da vacinação contra a febre aftosa, uma demanda histórica do setor produtivo e que conseguimos implementar com muito cuidado, ajudando as carnes paranaenses a alcançarem novos mercados. Nós provamos que estamos livres da doença, fruto do trabalho da Medicina Veterinária, do Poder Público e de entidades como Faep e Fetaep”, disse Sandro Alex.

Ele lembrou também do histórico dessa medida. O Paraná foi reconhecido internacionalmente como Área Livre de Febre Aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 27 de maio de 2021. Como compromisso do Estado, há a necessidade de se realizar o cadastro de todos os animais uma vez por ano, durante os meses de maio e junho.

Quatro anos depois os resultados aparecem na economia. As exportações de carnes do Paraná somaram US$ 1,22 bilhão nos três primeiros meses deste ano, superando em 5,4% o resultado registrado em 2025, um recorde para o período. As produções de ovos, leite, carne suína, carne de frango e carne de peixe também atingiram os maiores patamares da história após a decisão.

“Eu lembro que uma das primeiras medidas do governador Ratinho Junior foi o compromisso com essa medida. Isso foi feito em cima de uma discussão técnica e agora abrimos novos mercados. Não abro mão disso. Precisamos criar cada vez mais mercados, apresentar nossa sanidade e vender para todo o mundo. E os profissionais da Medicina Veterinária são fundamentais parara alcançar essa evolução”, defendeu Sandro Alex.

Ele também comemorou a nova carreira da Adapar aprovada em 2026 com valorização financeira dos profissionais, e garantiu que vai desenvolver processos para contratar novos servidores para a defesa agropecuária e também o IDR-Paraná. Ainda destacou que apoia a contratação direta de empresas de Medicina Veterinária para inspeção ante mortem e post mortem, operacionalizando atividades sob supervisão de auditor fiscal federal agropecuário, conforme as regras mais recentes.

"Nosso mercado está dobrando de tamanho de tempos em tempos, a indústria da transformação de alimento acontece mesmo na agricultura familiar no Paraná. E com esse trabalho sério dos nossos técnicos, dos nossos veterinários, vendemos cada vez mais sanidade e sustentabilidade junto com nossos produtos”, disse.

Investimentos do Tecpar

Sandro Alex defendeu investimentos em ciência e tecnologia. No conceito de Saúde Única, que relaciona saúde humana e animal, há uma forte atuação do Tecpar. Com a vacina antirrábica veterinária fornecida pelo instituto, por exemplo, o Brasil conseguiu controlar os casos de raiva em animais e, por consequência, as taxas de mortalidade por raiva humana.

O Tecpar também é o responsável pelo primeiro banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa, um estoque estratégico de insumos para a formulação rápida de vacinas em eventuais casos de surto da doença.

O instituto ainda trabalha com insumos para o diagnóstico de brucelose bovina e na criação de uma vacina inédita para combater a esporotricose felina, um tipo grave de micose que acomete gatos e pode ser transmitida para humanos. Atualmente não existe vacina (para humanos ou animais) contra a doença.

Pets

No segmento de atendimento aos pets, o candidato do PSD disse que estuda um programa de atendimento de pets de famílias em condição de vulnerabilidade social perto da atual rede de atendimento da fauna animal, que tem polos em Londrina, Cascavel, Guarapuava, Maringá e Ponta Grossa. Ele também disse que pode estudar com o segmento o credenciamento de clínicas para atingir esse mesmo objetivo.

Valorização da profissão

Sandro Alex ainda destacou que o Paraná trabalha para valorizar cada vez mais a profissão. Recentemente o Governo do Estado autorizou mais um curso nessa área para Castro, dentro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para integrar de forma inédita a academia ao setor produtivo agroindustrial. O novo curso também está diretamente ligado ao novo Parque Tecnológico do Leite.

RESUMO

Sanidade animal e economia: Sandro Alex defendeu as políticas de sanidade animal, destacando o fim da vacinação contra a febre aftosa como fator decisivo para a expansão e o recorde nas exportações do agronegócio paranaense.

Valorização técnica e novos concursos: O candidato prometeu a contratação de mais profissionais para a Adapar e o IDR-PR, além de apoiar a valorização e a integração dos médicos veterinários na saúde pública e na inspeção agropecuária.

Propostas para Pets e Ciência: Anunciou estudos para um programa de atendimento veterinário a pets de famílias vulneráveis e defendeu investimentos no Tecpar em vacinas, diagnósticos e na aplicação do conceito de Saúde Única.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right