Veritá Pesquisa aponta Elizabeth com 61,1% e Mabel Canto 38,9% | aRede
PUBLICIDADE

Veritá Pesquisa aponta Elizabeth com 61,1% e Mabel Canto 38,9%

A candidata do União Brasil lidera sondagem com 61,1%, enquanto Mabel Canto (PSDB) aparece com 38,9% das intenções de votos

Em pesquisa, Elizabeth tem 61,1% dos 'Votos Válidos', contra 38,9% de Mabel
Em pesquisa, Elizabeth tem 61,1% dos 'Votos Válidos', contra 38,9% de Mabel -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Consulta eleitoral feita pelo instituto Veritá Pesquisa aponta a candidata Elizabeth Schmidt (União) na primeira colocação da corrida para comandar a Prefeitura de Ponta Grossa nos próximos quatro anos. Conforme a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Elizabeth lidera com 61,1% dos ‘votos válidos’, contra 38,9% de Mabel Canto (PSDB). No cenário dos votos válidos, são excluídos os votos brancos, nulos e ‘não sabem’, seguindo o mesmo critério adotado pela Justiça Eleitoral na apuração dos votos.

A consulta feita pelo instituto ‘Veritá’ teve uma amostragem de 810 eleitores do município de Ponta Grossa e ocorreu entre 12 e 17 de outubro. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-07353/2024.

OUTROS DADOS - A pesquisa também questionou os entrevistados se eles já têm voto definido para o segundo turno das eleições. Dos 810 participantes, 715 já estão com o voto definido (88,3% dos entrevistados) e 95 ainda poderão mudar a escolha da candidata (11,7%).

Ainda, a consulta do instituto Veritá Pesquisa questionou os eleitores sobre quem eles acham que vencerá as eleições municipais. Para 446, Elizabeth Schmidt será reeleita prefeita de Ponta Grossa (63,6% dos entrevistados). Mabel Canto aparece com 36,4%, ou 255 participantes que acham que ela vencerá o pleito – 109 entrevistados, ou 13,5%, não sabem ou não souberam responder.

METODOLOGIA – Foram entrevistadas 810 pessoas que residem em Ponta Grossa a mais de um ano e que possuem idade igual ou superior a 16 anos. As entrevistas foram realizadas por unidade automatizada de respostas com reconhecimento de voz e transcrição de áudios em textos, com utilização de questionário eletrônico elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.

Após as entrevistas, os questionários foram filtrados, ocorrendo verificação por amostragem em 20% dos mesmos. Esta fiscalização se deu através de ligações e/ou visitas aos entrevistados, onde se abordava a veracidade de alguns itens coletados pelos entrevistadores, bem como a aplicação do mesmo. O plano amostral se baseou em dados do Censo do TSE 2024, Censo 2022, PNAD e PNADC.

Participaram do levantamento 382 homens e 428 mulheres.

HISTÓRICO – Atual prefeita de Ponta Grossa e candidata do União Brasil, Elizabeth Silveira Schmidt tem longo histórico dentro da política. Ela já fez parte de governos anteriores, sendo secretária de Cultura e Turismo, secretária de Administração e acumulando a Gestão de Recursos Humanos. Ainda, foi vice-prefeita e a primeira mulher eleita prefeita de Ponta Grossa, em 2020.

Já Mabel Corá Canto é atual deputada estadual de Ponta Grossa, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) – antes, ela foi assessora parlamentar no Poder Legislativo. Assim como Elizabeth, Mabel tem importante papel na representatividade feminina, sendo a primeira mulher eleita deputada estadual pela região dos Campos Gerais.

Como em 2020, Elizabeth e Mabel reeditam as eleições municipais do 2º turno. Na época, Elizabeth foi eleita com 87.932 votos, sendo 52,38% das urnas eletrônicas. Já Mabel conquistou 79.929 votos, ou 47,62% do eleitorado. Em 2024, no primeiro turno, Elizabeth alcançou 50.684 votos, enquanto Mabel fez 51.338 votos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE