Mauricio Rivabem lidera com 39% em Campo Largo | aRede
PUBLICIDADE

Mauricio Rivabem lidera com 39% em Campo Largo

Pesquisa do ‘Instituto Opinião’ considera os votos válidos e aponta o candidato do PSD em primeiro lugar na disputa pela Prefeitura

Pesquisa do ‘Instituto Opinião’ mostra Mauricio Rivabem na liderança com 39% em Campo Largo
Pesquisa do ‘Instituto Opinião’ mostra Mauricio Rivabem na liderança com 39% em Campo Largo -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Consulta eleitoral feita pelo ‘Instituto Opinião’ aponta o atual prefeito e candidato à reeleição Mauricio Rivabem (PSD) na liderança, com seis pontos percentuais de vantagem, na disputa pela Prefeitura de Campo Largo. Conforme a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Rivabem soma 39% das intenções de votos, contra 33% de Christiano Puppi (PP). A pesquisa ainda mostrou que Jean Naiser (PMB) aparece com 17%, enquanto Edson Basso (PSB) tem 10% e Lino Petry (PV) figura com 2% do eleitorado. Os números consideram apenas os votos válidos, ou seja, quando se excluem brancos, nulos e indecisos, seguindo o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração da eleição em todo País. A pesquisa teve uma amostragem de 1 mil eleitores do município de Campo Largo e ocorreu entre os dias 26 e 28 de setembro. A margem de erro é de 3%, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. Conforme consta no caderno da pesquisa registrado na Justiça Eleitoral, a totalização das respostas de determinadas perguntas pode sofrer arredondamentos e os dados podem oscilar entre 99% e 101% nos números finais. A sondagem está registrada no TSE sob o número PR-08797/2024.

Em um cenário que também considera os eleitores indecisos e aqueles que anulariam o voto, a pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados), aponta o seguinte panorama: Mauricio Rivabem lidera com 30,7%; em segundo lugar, aparece Christiano Puppi 25,7%; depois na terceira posição surge Jean Naiser com 13,1%. O candidato Edson Basso é o quarto colocado na pesquisa estimulada, com 8,2% do eleitorado. E Lino Petry aparece em último lugar, com 1,3% das intenções de voto. Entre aqueles que estão indecisos a estatística aponta 14,1%, enquanto 5,8% disseram que votariam em branco ou anulariam. Apenas 1,1% preferiu não opinar.

No cenário da pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes dos candidatos para os entrevistados), Mauricio Rivabem também está na frente com 22,3% do eleitorado consultado, com uma vantagem de 6,8 pontos percentuais sobre Christiano Puppi, que surge como o segundo colocado somando 15,5% das intenções de voto. Jean Naiser novamente aparece em terceiro lugar, com 9,1%, enquanto Edson Basso aparece em quarto com 3,1% dos votos. Dentre os eleitores consultados, 1% afirmou que votaria em “outro” candidato.  Lino Petry, candidato do PV, não pontuou na sondagem espontânea Ainda nessa pesquisa em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, 42,6% dos consultados não soube dizer em quem votaria ou disse que está indeciso. Além disso, 6,4% dos entrevistados disseram que anulariam o voto.

Para o sociólogo e diretor do Instituto Opinião, Arilton Freres, a pesquisa é um instrumento da democracia, visto que o eleitor precisa saber como está a disputa eleitoral para fazer o próprio julgamento. “O eleitor pode optar por um voto útil em um candidato para derrotar um que ele considere um mal maior”, explicou. Arilton destaca ainda que a consulta eleitoral também permite ao eleitor mais engajado entender a dinâmica da campanha. “A pesquisa serve para esclarecer, orientar e, muitas vezes, para ajudar o eleitor a definir o voto dele na urna nas eleições”, finalizou.

METODOLOGIA - O Instituto Opinião realizou a pesquisa com equipe própria, que foi devidamente capacitada e treinada para este perfil de coleta e tratamento de dados. Os 1 mil entrevistados têm mais de 16 anos, em condição de voto, e foram selecionados mediante sorteios aleatórios, com critério de divisão geográfica, escolaridade, faixa etária e classificação socioeconômica. Entre os entrevistados, 52% são do sexo feminino e 48% do sexo masculino. Entre eles, 27% tem entre 45 a 59 anos, 21% tem idade de 35 a 44 anos, 20% tem entre 25 a 34 anos. Além disso, 19% tem mais de 60 anos e 13% tem de 16 a 24 anos. O nível de escolaridade aponta que 51% dos entrevistados tem até o 9º ano, 38% possuem Ensino Médio Completo e 11% contam com formação Superior.

HISTÓRICO - O candidato Mauricio Rivabem (PSD) busca à reeleição para o cargo de prefeito de Campo Largo. Ele encabeça a coligação ‘Campo Largo – a cidade do bem’ que conta com os partidos MDB, Avante, Solidariedade, PDT, Federação PSDB/Cidadania e Republicanos. A candidata a vice-prefeita na chapa é Cris Chemin (MDB). Rivabem foi eleito vice-prefeito na última eleição, mas assumiu a chefia do Executivo após o falecimento de Marcelo Puppi, em 2021, vítima de complicações causadas pelo coronavírus.

Já Christiano Puppi (PP), lidera a coligação ‘Campo Largo Merece Mais’, que tem apoio dos partidos Podemos, PRD, PL e União Brasil. O candidato a vice da chapa é Pedrinho Barausse (União). Puppi é filho do ex-prefeito Marcelo Puppi (DEM), que faleceu em decorrência de complicações da Covid-19.

O candidato Jean Naiser (PMB) tem como candidata a vice-prefeita Cristiane Laurentini, do mesmo partido. Eles compõe a coligação ‘Campo Largo Nas Mãos Certas’, que também conta com o Agir. Naiser já disputou outros pleitos, tanto para o cargo de prefeito quanto para deputado, mas não foi eleito. 

Edson Basso (PSB) tem ao seu lado, na disputa eleitoral, Carlos Andrade, do mesmo partido. Basso já foi prefeito de Campo Largo por dois mandatos consecutivos entre os anos de 2005 e 2012.

O candidato da Federação Brasil da Esperança, Lino Prety (PV), tem como vice na chapa Sergio Krupa (PT). Eles também contam com o apoio do outro partido da federação, o PCdoB. Petry disputa a primeira eleição da carreira política.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE