Pesquisa aponta Neto Fadel na liderança com 61% em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Pesquisa aponta Neto Fadel na liderança com 61% em Castro

Estudo da 'Arbeit Pesquisas Inteligentes' considera os votos válidos e aponta o candidato do PSD com ampla vantagem na disputa pela Prefeitura

Neto Fadel (PSD) lidera intenções de votos válidos em Castro com ampla vantagem
Neto Fadel (PSD) lidera intenções de votos válidos em Castro com ampla vantagem -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Consulta eleitoral realizada pela ‘Arbeit Pesquisas Inteligentes’ aponta o candidato Neto Fadel (PSD) na liderança e com ampla vantagem na disputa pela Prefeitura Municipal de Castro. Conforme a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Fadel soma 61,60% das intenções de votos, contra 38,40% do seu único adversário, Reinaldo Cardoso (MDB). Os números consideram apenas os votos válidos, ou seja, quando se excluem brancos, nulos e indecisos, seguindo o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração da eleição em todo País. A pesquisa teve uma amostragem de 450 eleitores do município de Castro e ocorreu entre os dias 17 e 18 de setembro e somente nesta sexta-feira (27) foi liberada para divulgação. A margem de erro é de 4,6%, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. A sondagem está registrada no TSE sob o número PR-03472/2024.

Em um cenário que também considera os eleitores indecisos e aqueles que anulariam o voto a pesquisa estimulada aponta o seguinte panorama: Neto Fadel aparece com mais da metade da preferência do eleitorado, com 53,11% dos votos, contra 33,11% de Reinaldo Cardoso. Entre aqueles que estão indecisos a estatística aponta 8% e 5,78% disseram que votariam em branco ou anulariam.

Outro dado revelado pelo estudo da ‘Arbeit Pesquisas Inteligentes’ é sobre os eleitores que já decidiram o voto. Foi questionado para eles se o voto é definitivo ou se pode mudar até a eleição. A maioria dos entrevistados, 62%, afirma que o voto é definitivo, enquanto 24,22% ainda pode mudar. Os outros 13,78% restantes haviam respondido que votariam em branco ou nulo na questão anterior.

O relatório da pesquisa aponta ainda que Neto Fadel tem a menor taxa de rejeição com 7,78%. A rejeição do eleitorado para Reinaldo Cardoso é de 9,78%, conforme a pesquisa. Contudo, dentre os eleitores consultados, 75,78% disseram que "poderiam votar em todos", enquanto apenas 6,67% não votariam em nenhum dos candidatos.

METODOLOGIA - A ‘Arbeit Pesquisas Inteligentes’ destaca que a consulta foi realizada por pessoas devidamente treinadas por este instituto de pesquisa. Os 450 entrevistados têm mais de 16 anos, em condição de voto. 

A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa é a amostragem probabilística domiciliar, selecionando a amostra em dois estágios. No primeiro estágio são selecionados os setores onde as entrevistas serão realizadas, através do método de Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), tendo como base o número de eleitores em cada um desses setores. No segundo estágio foi feita a seleção dos entrevistados utilizando-se quotas proporcionais ao perfil dos eleitores em função das variáveis demográficas de sexo, idade, grau de instrução e rendimentos, tendo como base a fonte pública dos dados atualizados disponíveis no TSE e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

HISTÓRICO - Neto Fadel tem 35 anos. Para o pleito deste ano ele tem ao seu lado como candidato a vice Prof. Jonathan (PL), a coligação encabeçada pela dupla se denomina ‘Unidos por Castro’ e também conta com os partidos Republicanos, PP, Podemos e União. Neto Fadel tem experiência política, em cargos eletivos, desde 2017 quando assumiu o primeiro mandato como vereador na Câmara de Castro. Ele foi reeleito em 2020 para o Legislativo Municipal.

Reinaldo Cardoso tem 81 anos. O candidato a vice-prefeito da chapa é Regis Moreno do PRD. A coligação se denomina ‘Experiência para Mudar’ e também conta com os partidos da Federação PSDB/Cidadania e Avante. Cardoso, que já governou a cidade por três mandatos: entre 1989 e 1992, 2001 e 2004, 2013 e 2016, busca agora o quarto mandato.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE