Prefeituráveis destacam propostas para redução da violência em PG
Os candidatos ao Executivo ponta-grossense se mostram preocupados com cenário da Segurança Pública e destacam as ações voltadas para buscar reduzir números da violência na cidade
Publicado: 05/09/2024, 21:06
A Segurança Pública se tornou um dos principais temas no debate político, no pleito deste ano. Em nenhum outro período eleitoral os candidatos se mostraram tão preocupados com o cenário do setor de segurança. Isso se deve, principalmente, pelos números preocupantes de homicídios que o município tem registrado nos últimos tempos. Conforme os dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp), o ano em que ocorreram mais homicídios em Ponta Grossa foi 2022, com 73 casos. O 'segundo lugar' fica com 2023 que registrou 70 assassinatos. Para se fazer um comparativo, enquanto no primeiro semestre de 2022 foram 55 mortes, na primeira metade de 2023 foram 49. Em 2024, a metade inicial do ano registrou 47 homicídios na cidade.
Tendo isso em vista, o Portal aRede ouviu os candidatos e candidatas à Prefeitura de Ponta Grossa, para entender como cada um(a) enxerga o cenário e de que maneira planeja agir para buscar soluções que atendam essa preocupante problemática enfrentada pelo município nos últimos anos.
A candidata à reeleição, Elizabeth Schmidt (União) ponderou que, durante sua gestão a frente do Poder Executivo, realizou trabalhos em prol da segurança, com destaque para o investimento na 'Muralha Digital' e na convocação de 100 novos guardas municipais. Ela ressaltou ainda as propostas que possui para a Segurança. “Vamos trabalhar para transformar a Guarda em uma Polícia Municipal, tão logo a Lei Federal permita [...] Vamos convocar novos guardas do concurso de 2023, criar a divisão antidrogas e o grupamento de combate ao micro-tráfico”, projetou. A candidata ainda destacou que, caso seja reeleita, pretende criar grupos especializados para proteção dos idosos e da população que vive em áreas rurais. Ela ainda pretende promover a descentralização da Guarda Civil Municipal (GCM) e o fortalecimento do trabalho integrado das forças de segurança.
O candidato do PV, Aliel Machado, também fala em descentralizar o atendimento da GCM com viaturas e motocicletas nos bairros. Ele ressalta que, caso eleito, buscará estabelecer aproximação entre a Guarda e a população, além de projetar investimentos em tecnologia, como câmeras de segurança com identificação facial. “Vamos equipar melhor nossa Guarda Municipal, com equipamentos modernos, com novas viaturas. Além disso, vamos trabalhar a prevenção, na questão da cultura de paz e na questão da mediação de conflito”, disse o candidato.
Marcelo Rangel, que pleiteia à Prefeitura pelo PSD, disse que o cenário da violência mudou consideravelmente em Ponta Grossa nos últimos anos. Ele destaca a necessidade de investir no empreendedorismo e na qualificação profissional dos jovens para evitar que eles entrem para a criminalidade. “Não podemos deixar os jovens serem seduzidos pelo mundo do crime. Eles precisam se qualificar com inovação e tecnologia para que ganhem bons salários. Pulso firme contra a violência é o que nossa cidade precisa”, disse o candidato.
Mabel Canto, candidata ao Executivo pelo PSDB, reforça a necessidade de combater a violência contra a mulher. Ela também destaca que, caso eleita, pretende fortalecer a GCM e convocar os guardas aprovados em concurso. Mabel também projeta reforçar a segurança no Distrito Industrial. “Também queremos que a Guarda atue preventivamente com um trabalho que deve ser feito nas escolas. Precisamos mudar a cultura da violência trabalhando com as nossas crianças, com a nova geração”, projeta. A candidata ainda destacou outros dois projetos para a Segurança que estão previstos no plano de governo: o ‘De Olho Nelas’, que visa criar trajetos seguros para as mulheres se deslocarem em vias públicas, e o ‘Cidade das Mulheres’, que estabelece casas de acolhimento para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
O candidato Dr. Magno Zanellato* (Novo) afirma que o plano de governo elaborado pelo grupo prioriza investimentos em Segurança. Ele destaca que pretende dar atenção para a tecnologia para combater crimes, com câmeras de segurança, que serão instaladas em pontos estratégicos de várias regiões da cidade. O candidato almeja aumentar o efetivo da GCM e oferecer melhorias na capacitação aos guardas. “Pensamos muito também em cuidar da questão da zeladoria, melhorando a qualidade da iluminação pública nas regiões da cidade em que ela é deficiente. Vamos trabalhar também para descentralizar o pontos de apoio da Guarda Municipal", projetou Zanellato.
* A reportagem solicitou a todos os candidatos que o depoimento com a exposição das propostas fosse enviado em vídeo. Somente Dr. Magno optou por enviar áudio.