Como investir na Bolsa de Valores? | aRede
PUBLICIDADE

Como investir na Bolsa de Valores?

O Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, bate recorde frequentemente

Bolsa é um ambiente seguro e organizado onde são negociados títulos emitidos por empresas, como as ações.
Bolsa é um ambiente seguro e organizado onde são negociados títulos emitidos por empresas, como as ações. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, bate recorde frequentemente

A Bolsa de Valores, em setembro registrou o terceiro melhor desempenho mensal para 2019, ao apresentar valorização de 3,6%. Em janeiro, o melhor mês do ano para a bolsa até o momento, a alta acumulada foi de 10,8%, o segundo mês com um resultado positivo foi junho, com aumento de 4,1%.

Após superar os 100.000 pontos em março de 2019, o Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, bate recorde frequentemente, o que faz com que novos investidores sejam atraídos para esse mercado. Em abril de 2019, o segmento alcançou a marca de 1 milhão de investidores.

Quem opera na Bolsa de Valores procura investimentos com alto retorno. Atualmente, esse ganho é superior ao que oferecem os produtos mais conservadores que utilizam a Selic - taxa de juros com tendência de queda -  como base para definir a rentabilidade.

A Bolsa é um ambiente seguro e organizado onde são negociados títulos emitidos por empresas, como as ações.

Após uma empresa abrir capital, as ações passam a ser comercializadas para o público em geral, que viram sócios do negócio. Por meio da emissão de ações, a companhia  capta recursos para aplicar em medidas que favoreçam seu crescimento. O investidor pode receber proventos como os dividendos (distribuição de lucros) ou pode obter retorno com a venda do papel. 

Começando a operar na bolsa

Para se tornar um operador da bolsa de valores é importante se atentar a alguns fatores. Quem se mantém afastado do investimento em ações por crer que não tem dinheiro suficiente, deve repensar a sua opinião. Não é necessário contar com muito capital no início da operação, justamente para ter condições de verificar como o mercado se movimenta. Com R$ 100 é possível negociar ações.

As operações feitas de qualquer lugar, bastando uma boa conexão à internet.

É altamente recomendável pesquisar, estudar o mercado financeiro para ter condições de acompanhar o investimento inicial. Quem investe tem à disposição dois tipos de análises muito úteis usadas no segmento: a fundamentalista e a técnica

Quando se começa a investir da Bolsa de Valores, normalmente, a segunda análise é a mais utilizada, já que, por meio dela, é avaliado o histórico da empresa, os últimos resultados financeiros e as perspectivas para o setor no qual esse negócio atua.

Essa avaliação se dá por meio de gráficos referentes à variação de preços de ações das empresas. Os investidores mais experientes usam a análise fundamentalista, que é focada nos chamados fundamentos da empresa, como receita, eventuais dívidas,  posicionamento de mercado, entre outros fatores. O objetivo é determinar o valor real do ativo, para então, saber se o valor pelo qual é comercializado é justo ou não.

Uma dica dada por especialistas é acompanhar o noticiário doméstico e internacional. Medidas adotadas pelo governo brasileiro podem impactar o setor no qual as empresas atuam, o que tem reflexo direto no valor das ações por ela emitidas.

Investindo com ajuda profissional

Para começar a operar, é necessário abrir uma conta em umaplataforma de investimentos. Por meio dela é possível enviar as ordens de compra e não só de ações, mas de outros diversos ativos da Bolsa.

Muitas plataformas oferecem osimulador de investimentos, um recurso bastante útil especialmente para quem está começando. A ferramenta funciona da seguinte forma: i investidor insere seus dados e responde questões que visam determinar qual o perfil de risco no qual se encaixa. Após concluído essa análise é apresentado o melhor produto financeiro para o interessado que pode contar com suporte de analistas de investimentos para ajudar em eventuais dúvidas durante o processo.

O mercado tem evoluído para facilitar as operações de qualquer tipo de pessoa na Bolsa de Valores. Porém, para quem quer dar o primeiro passo, contar com ajuda especializada pode fazer toda a diferença nos resultados. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE