Projeto empresarial de PG pode receber auxílio da UE | aRede
PUBLICIDADE

Projeto empresarial de PG pode receber auxílio da UE

Programa Empreender, da Acipg, pode ser beneficiado com parceria entre CACB e União Europeia, que já investiu R$ 1,7 milhão em 2017

Imagem ilustrativa da imagem Projeto empresarial de PG pode receber auxílio da UE

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Programa Empreender, realizado pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) com o apoio do Sebrae realizará, no próximo dia 2 de março, uma reunião para explanar aos nucleados sobre o Programa AL-Invest 5.0, promovido pela União Europeia e coordenado no Brasil pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O AL-Invest 5.0 disponibiliza mais de 1 milhão de euros para investimentos em projetos desenvolvidos por núcleos setoriais brasileiros.

De acordo com a CACB, a iniciativa fechou 2017 com resultados positivos. De janeiro a dezembro foram 30 associações comerciais de oito estados brasileiros que participaram de ações do Programa AL-Invest 5.0. O programa conduzido pela Confederação dispõe de mais de 1 milhão de euros, com o objetivo de apoiar propostas que impulsionem o crescimento e a competitividade das empresas no país. Já foram investidos, por meio da CACB, 1 milhão de euros em ações no Brasil desde o início do projeto, em 2015. Só em 2017 foram R$ 1,7 milhão para a realização de 163 atividades.

Já foram beneficiados representantes de setores como confecção, gastronomia e beleza, com palestras, viagens, capacitações e consultorias, abordando temas como gestão financeira, RH, entre outros. Como resultado, por exemplo, 400 empresários informaram ter aplicado os conhecimentos obtidos nas capacitações, usando a melhoria de seus processos e serviços.

A consultora do Programa Empreender da ACIPG, Lucilene de Fátima Oliveira entende que o AL-Invest é um programa de grande impacto para os empresários de micro e pequenas empresas porque a carência de recursos, muitas vezes, é só o que impede a execução de um projeto. “Boas ideias existem, mas precisamos de ajuda para tirá-las do papel”, disse a consultora.

Competitividade aumenta

Com diversos exemplos no Brasil, no Paraná, uma experiência de sucesso vem do município de Maringá, do empresário Robson Bueno, dono da Beer Acrílicos, empresa de confecção de objetos plásticos para festa e eventos. Associada ao Núcleo Setorial de Transformadores de Plástico da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), no Paraná, a empresa ingressou no AL-Invest 5.0 no início do ano passado.

As ações promovidas incluíram uma análise do processo produtivo, o diagnóstico da grande perda de peças ao longo da produção, e, por fim, a implementação de indicadores de tempo, produção e qualidade dos objetos.

A medida permitiu a diminuição de 90% do retrabalho na confecção da empresa. Segundo Robson, graças à redução do desperdício, foi possível diminuir o valor dos produtos. Com a queda do preço, a Beer Acrílicos conquistou clientes em todo o Brasil. “Hoje em dia, com alta dos preços de matéria-prima, gasolina, e demais insumos, ter uma produção mais eficiente e com menos perda é o que torna um empreendedor competitivo. O programa Al-Invest leva o empresário a consultorias com profissionais qualificados, que nos ajudam a melhorar nosso processo”, conclui.

Informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE