Araucária lança projeto para incentivar protagonismo feminino | aRede
PUBLICIDADE

Araucária lança projeto para incentivar protagonismo feminino

Iniciativa com quatro encontros vai promover formação cidadã, troca de experiências e construção coletiva de proposta legislativa

Iniciativa busca compreender a construção das políticas públicas
Iniciativa busca compreender a construção das políticas públicas -

Publicado por Sara Dalzotto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mulheres de Araucária passam a contar, a partir desta quarta-feira (02), com um espaço de formação e participação voltado ao fortalecimento do protagonismo feminino na vida pública. O município lançou o Projeto Coisas de Mulher, com quatro encontros na Câmara Municipal para aproximar as participantes dos espaços de liderança, representação e formulação de políticas públicas.

O primeiro foi realizado na quarta-feira (02), com apresentação do projeto e do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, além de visita orientada à sede do Legislativo. A solenidade contou com a presença do prefeito Gustavo Botogoski e do presidente da Câmara Municipal, Pastor Eduardo Castilhos.

Desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Organismo de Políticas para Mulheres (OPMulher) – estrutura vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social –, em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, o projeto busca ampliar o conhecimento sobre cidadania e participação social e estimular a presença feminina nos espaços de decisão.

A iniciativa parte da proposta de que conhecer os espaços de representação, compreender a construção das políticas públicas e desenvolver habilidades de liderança pode ajudar mais mulheres a reconhecerem seu potencial e ocuparem esses espaços.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Amanda, o objetivo é estimular a participação ativa das mulheres na construção dos caminhos do município. “Não queremos apenas acompanhar como espectadoras as transformações e decisões da nossa cidade. Queremos estar próximas, contribuir e ajudar a definir os caminhos do futuro. Queremos transformar inspiração em atitude, conhecimento em iniciativa e boas ideias em resultados”, comentou.

A juíza da Vara Criminal Priscila Soares Crocetti também discursou no evento. “Nosso maior desafio não é mais apenas garantir e reconhecer direitos, mas efetivá-los. Se hoje as mulheres podem ocupar espaços de liderança e decisão, é porque outras batalharam e abriram esse caminho. Nem sempre foi assim”, observou a magistrada.

Próximos encontros

O segundo encontro, com o tema “Elas Ocupam o Espaço”, será realizado em 09 de setembro, das 18h30 às 21h, para as mulheres previamente inscritas. O terceiro, em 16 de setembro, também das 18h30 às 21h, terá como tema “A Voz Feminina Constrói Leis”.

O encerramento será em 22 de setembro, às 9h, durante uma sessão ordinária da Câmara Municipal. A programação prevê a apresentação da proposta construída coletivamente e a entrega oficial da minuta legislativa à Câmara, além do reconhecimento das participantes com entrega de certificados.

Com informações de Assessoria de Imprensa.

Leia o resumo da notícia

Projeto Coisas de Mulher: Araucária lançou a iniciativa com quatro encontros na Câmara Municipal para fortalecer o protagonismo feminino na vida pública, aproximando as participantes de espaços de liderança, representação e formulação de políticas públicas.

Formação e participação: O primeiro encontro apresentou o projeto e o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, além de promover uma visita orientada ao Legislativo. A ação é desenvolvida pelo OPMulher, em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara.

Próximos encontros: As atividades seguem em 9 e 16 de setembro, com debates sobre ocupação dos espaços públicos e participação na construção de leis. O encerramento será em 22 de setembro, com apresentação das propostas elaboradas pelas participantes, entrega de minuta legislativa à Câmara e certificação.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right