São José dos Pinhais sediará o Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes | aRede
PUBLICIDADE

São José dos Pinhais sediará o Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes

Município recebe o evento pelo segundo ano consecutivo; a 11ª edição do evento amplia programação com o I Seminário Intermunicipal Paranaense de Educação Digital

O congresso tem como objetivo a troca de experiências entre os municípios
O congresso tem como objetivo a troca de experiências entre os municípios -

Publicado por Sara Dalzotto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

São José dos Pinhais foi escolhida novamente para sediar o Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes. A 11ª edição do principal encontro estadual voltado à inovação e à transformação digital na gestão pública acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto de 2026, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, reunindo prefeitos, gestores públicos, vereadores, especialistas e empresas de tecnologia para debater soluções voltadas à modernização dos municípios. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo site Sympla – Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes.

Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, o congresso tem como objetivo incentivar o compartilhamento de experiências e boas práticas entre os municípios, apresentando ferramentas e estratégias capazes de tornar os serviços públicos mais eficientes, acessíveis e inovadores.

A programação contará com palestras, painéis temáticos, apresentação de cases de sucesso e exposição de soluções tecnológicas desenvolvidas para diferentes áreas da administração pública, como saúde, educação, segurança, mobilidade, gestão tributária e governança digital. O evento também será palco da entrega dos reconhecimentos Prefeito Inovador 2026 e Projeto Inovador 2026, premiações destinadas a iniciativas que se destacam pelo uso estratégico da tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços públicos.

A confirmação de São José dos Pinhais como sede da nova edição reforça o protagonismo do município na agenda estadual de inovação. “Nos últimos anos, temos consolidado políticas públicas voltadas à transformação digital, com projetos nas áreas de segurança, saúde, gestão administrativa e educação, tornando-se referência para outras administrações municipais”, afirma o secretário municipal de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Rafael Rueda Muhlmann.

Educação digital também ganha espaço na programação

Paralelamente ao congresso, São José dos Pinhais promoverá o I Seminário Intermunicipal Paranaense de Educação Digital: Conectar Ideias e Transformar Realidades, que será realizado no dia 6 de agosto, das 8h às 17h, no auditório do Aeroporto Internacional Afonso Pena. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (Simot), com organização do Núcleo de Educação Digital (Edig).

Destinado a gestores públicos, secretários municipais, professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação, o seminário abordará temas como computação, inteligência artificial, inovação e tecnologias aplicadas ao ensino, promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação digital. Interessados devem garantir a participação preenchendo o formulário on-line.

A realização conjunta com o Congresso de Cidades Digitais reforça a estratégia do município de integrar inovação tecnológica e educação na construção de cidades mais inteligentes e preparadas para os desafios do futuro.

Serviço

11º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes

Data: 5 e 6 de agosto de 2026

Local: Aeroporto Internacional Afonso Pena – São José dos Pinhais (PR)

Inscrições: https://shre.ink/jgbK

I Seminário Intermunicipal Paranaense de Educação Digital – Conectar Ideias e Transformar Realidades

Data: 6 de agosto de 2026

Horário: das 8h às 17h

Local: Auditório do Aeroporto Internacional Afonso Pena – São José dos Pinhais

Inscrições: https://shre.ink/jgbF

Com informações de Assessoria de Imprensa.

Leia o resumo da notícia

- São José dos Pinhais sediará o 11º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes nos dias 5 e 6 de agosto de 2026, reunindo gestores públicos, especialistas e empresas para discutir inovação, transformação digital e modernização da gestão pública.

- O evento terá palestras, painéis, cases de sucesso e exposição de soluções tecnológicas, além da entrega dos prêmios Prefeito Inovador 2026 e Projeto Inovador 2026, destacando iniciativas que utilizam tecnologia para melhorar os serviços públicos.

- Paralelamente, será realizado o I Seminário Intermunicipal Paranaense de Educação Digital, voltado a gestores, educadores e pesquisadores, com foco em inteligência artificial, computação e tecnologias aplicadas ao ensino, reforçando a integração entre inovação e educação no município.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right