Enem 2026 começa neste domingo com mais de 5 milhões de inscritos | aRede
PUBLICIDADE

Enem 2026 começa neste domingo com mais de 5 milhões de inscritos

Primeiro dia de provas será aplicado em 8 de novembro, com redação e questões de Linguagens e Ciências Humanas; exame terá cerca de 10 mil novos locais de aplicação

O exame será aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 8 e 15 de novembro
O exame será aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 8 e 15 de novembro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 começa neste domingo (8) para mais de 5 milhões de candidatos em todo o Brasil. Considerado uma das principais portas de entrada para o ensino superior, o exame será aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 8 e 15 de novembro.

No primeiro dia, os participantes terão cinco horas e meia para responder a 90 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de produzir a redação.

A segunda etapa será realizada no próximo domingo (15), com questões de Matemática e Ciências da Natureza. Cada uma das quatro áreas do conhecimento terá 45 questões objetivas.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram confirmadas 5.051.345 inscrições para esta edição. Desse total, aproximadamente 2,3 milhões correspondem a estudantes que estão concluindo o ensino médio.

Enem 2026 terá novos locais de prova

Uma das novidades desta edição é a ampliação dos locais de aplicação. Segundo o Inep, foram acrescentados cerca de 10 mil novos pontos em todo o país, com o objetivo de aproximar o exame dos participantes e reduzir a necessidade de deslocamentos.

A estimativa do instituto é que aproximadamente 80% dos estudantes concluintes do ensino médio da rede pública realizem as provas na própria escola onde estudam.

A medida busca facilitar o acesso dos candidatos, especialmente daqueles que moram longe dos locais tradicionalmente utilizados para a aplicação do exame.

Outra mudança é a inscrição automática de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública, que precisaram acessar a Página do Participante para confirmar os dados e complementar as informações necessárias.

Horários do Enem 2026

Os horários de aplicação são os mesmos nos dois domingos e seguem o horário de Brasília. Os portões abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h. As provas começam às 13h30.

No primeiro dia, o encerramento está previsto para as 19h. Já no segundo domingo, os candidatos poderão deixar as salas a partir das 18h30, horário de término da avaliação.

Para participar, é obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto e utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

O Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório, mas o Inep recomenda que os candidatos levem o documento. Nele estão disponíveis informações como o endereço do local de prova e o número da sala.

Os participantes podem consultar essas informações pela Página do Participante, no portal do Inep.

Como a nota do Enem pode ser utilizada

A pontuação obtida no Enem pode ser utilizada para disputar vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também permite concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), conforme os critérios de cada programa.

Além disso, instituições públicas e privadas utilizam os resultados do exame em processos seletivos próprios. A nota também pode ser aproveitada por estudantes interessados em ingressar em universidades portuguesas que mantêm convênio com o Inep.

Leia um resumo

1. Mais de 5 milhões de inscritos: o Enem 2026 começa neste domingo (8), com 5.051.345 participantes confirmados em todo o Brasil.

2. Novos locais de prova: edição conta com aproximadamente 10 mil novos pontos de aplicação. A expectativa é que 80% dos concluintes da rede pública façam o exame na própria escola.

3. Dois dias de avaliação: neste domingo (8), serão aplicadas questões de Linguagens, Ciências Humanas e redação. No dia 15 de novembro, os candidatos farão Matemática e Ciências da Natureza.

CONTEÚDO DE MARCA

PUBLICIDADE