Câmara do Paraguai aprova impeachment de Santiago Peña após crise bancária
Proposta recebeu 78 votos favoráveis e nenhum contrário

A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou nesta quinta-feira (5) o avanço do processo de impeachment contra o presidente Santiago Peña. A votação terminou com 78 votos favoráveis e nenhum contrário. Agora, a decisão será encaminhada ao Senado, que ainda precisa analisar a medida.
Peña havia anunciado sua intenção de renunciar à Presidência mais cedo, em meio à crise provocada pelo fechamento do banco Ueno. Mesmo com o anúncio, parlamentares da oposição defenderam a continuidade do processo de impeachment para que o presidente não mantenha o foro privilegiado.
Entenda a crise envolvendo o banco Ueno
A crise começou após o Banco Central do Paraguai determinar a liquidação do banco Ueno, na terça-feira (3). A instituição apresentou problemas nos índices de solvência, relacionados a empréstimos concedidos a empresas vinculadas ao próprio grupo financeiro.
O banco, pertencente ao Grupo Vázquez, atendia cerca de 3 milhões de clientes e concentrava aproximadamente US$ 850 milhões em depósitos de órgãos públicos, incluindo recursos do Instituto de Previdência Social.
Santiago Peña, que assumiu a Presidência em 2023, foi acionista do grupo controlador da instituição até março de 2025.
A oposição acusa o presidente de conflito de interesses, irregularidades na gestão de recursos previdenciários e possível proteção institucional ao banco por parte do Banco Central. As acusações fazem parte do processo político e ainda precisam ser analisadas pelas instâncias competentes.
Durante uma sessão parlamentar, a deputada da oposição Rocío Vallejo criticou a atuação do presidente e responsabilizou sua gestão pelos prejuízos enfrentados pelos clientes da instituição.
Peña se manifesta sobre a crise
Antes da votação na Câmara, Peña publicou uma mensagem na rede social X afirmando que os responsáveis por eventuais irregularidades deverão responder à Justiça, sem exceções.
O presidente também sancionou uma lei que permite antecipar o pagamento de valores garantidos aos clientes do banco Ueno, com o objetivo de acelerar a recuperação dos recursos pelos poupadores.
Peña pediu que os setores políticos priorizem os interesses das pessoas afetadas pela crise financeira.
O processo ainda depende da análise do Senado paraguaio para que o impeachment seja concluído.



