Projeto na Assembleia busca reconhecer calamidade pública em Maringá após temporal | aRede
PUBLICIDADE

Projeto na Assembleia busca reconhecer calamidade pública em Maringá após temporal

Proposta apresentada pela deputada Maria Victoria e assinada por outros quatro parlamentares pretende facilitar a liberação de recursos e acelerar a recuperação do município

Deputada Maria Victoria (PP), segunda-secretária da Casa
Deputada Maria Victoria (PP), segunda-secretária da Casa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A deputada estadual Maria Victoria (PP) apresentou, nesta segunda-feira (2), um projeto de decreto legislativo para reconhecer o estado de calamidade pública em Maringá, no Norte do Paraná. O município foi atingido por um forte temporal que provocou estragos em diferentes regiões da cidade.

A iniciativa pretende facilitar os procedimentos administrativos e dar mais agilidade à mobilização de recursos, equipamentos e equipes para atender a população e recuperar as áreas afetadas.

O projeto recebeu a assinatura dos demais integrantes da bancada estadual de Maringá na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep): Delegado Jacovós (PL), Adriano José (PSD), Evandro Araújo (PSD) e Do Carmo (Podemos). A previsão informada é de que o decreto legislativo seja promulgado pelo presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), nesta terça-feira (3).

Segundo Maria Victoria, a articulação busca acelerar as medidas de recuperação em conjunto com o Governo do Estado.

“Estamos unindo forças para garantir uma resposta rápida e eficiente. Apresentamos o projeto de decreto legislativo e estamos trabalhando junto ao Governo do Estado para acelerar as medidas de recuperação. A prioridade é atender as famílias, restabelecer os serviços essenciais e recuperar os estragos o mais rapidamente possível”, afirmou a deputada.

Temporal provoca estragos em Maringá

Diante da dimensão dos danos, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, anunciou um decreto municipal de calamidade pública. A medida permite agilizar contratações emergenciais e outras ações necessárias para atender os moradores atingidos.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), foram registrados 49,8 milímetros de chuva entre a meia-noite e as 7h de segunda-feira (2).

Os ventos fortes provocaram quedas de árvores, danos em imóveis, postes e veículos, além de bloqueios em ruas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A Prefeitura de Maringá segue realizando o levantamento dos prejuízos e mobilizando equipes para recuperar a infraestrutura e normalizar os serviços na cidade.

Deputados articulam apoio para recuperar Maringá

Além das ações na Assembleia Legislativa e das conversas com o Governo do Estado, a deputada Maria Victoria e o deputado federal Ricardo Barros (PP) iniciaram uma mobilização com prefeitos e lideranças de municípios da região.

A proposta é organizar uma rede de solidariedade para reunir equipamentos, estruturas e equipes que possam auxiliar nos trabalhos de recuperação.

Maria Victoria destacou a importância da cooperação entre os municípios neste momento.

“Estamos conversando com prefeitos e lideranças de toda a região para mobilizar equipamentos, estruturas e equipes que possam contribuir com a recuperação de Maringá. É hora de solidariedade, cooperação e muito trabalho. Nossa cidade precisa de todo o apoio possível”, declarou.

Desde as primeiras horas de segunda-feira, equipes da Prefeitura, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros atuam na retirada de árvores, desobstrução de ruas, avaliação dos prejuízos e atendimento aos moradores afetados pelo temporal.

CONTEÚDO DE MARCA

PUBLICIDADE