Fábrica de motores anuncia falência após crise financeira e demite funcionários em SC
Empresa entrou com pedido de autofalência em Schroeder e alegou crise financeira para dispensar equipe com aviso prévio

A Nova Motores e Fios Ltda., conhecida como Morita Motors, anunciou o encerramento definitivo das atividades em Schroeder, no Norte de Santa Catarina, nesta quinta-feira (29). A empresa informou que pediu autofalência à Justiça e comunicou a dispensa de todos os funcionários, com aviso-prévio indenizado.
Em comunicado enviado aos colaboradores, a companhia afirmou que adotou medidas para tentar contornar a crise financeira, mas não conseguiu reunir condições para manter as operações.
O pedido de autofalência ainda será analisado pela Justiça. Segundo a empresa, os valores das rescisões e os demais direitos trabalhistas serão definidos conforme a legislação vigente.
Empresa cita tentativa de preservar ativos
Ao explicar a decisão, a Nova Motores afirmou que a opção pela autofalência também levou em consideração a possibilidade de continuidade das atividades, caso haja autorização judicial.
“A opção pela autofalência considerou a possibilidade de continuidade das atividades – a critério do juízo – para preservar ativos, concluir contratos que gerem recursos e mitigar os impactos do desemprego, com transparência sobre os ativos e passivos das empresas”, informou a empresa.
A companhia também reconheceu os impactos do encerramento das atividades para os funcionários e seus familiares e agradeceu pela dedicação dos colaboradores.
Morita Motors foi fundada em 2008
A Morita Motors by Nova foi fundada em 2008 e atuava na fabricação de motores elétricos, alternadores síncronos, fios esmaltados e peças fundidas em ferro cinzento.
A reportagem entrou em contato com a Nova Motores e Fios Ltda. para obter mais esclarecimentos, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação da empresa.
RESUMO
Morita Motors encerra atividades: A empresa anunciou o fechamento definitivo da unidade em Schroeder, no Norte de Santa Catarina, nesta quinta-feira (29), após enfrentar dificuldades financeiras.
Funcionários foram dispensados: A companhia informou que todos os colaboradores receberam aviso-prévio indenizado. Os valores das rescisões e os demais direitos serão definidos conforme a legislação trabalhista.
Empresa pede autofalência: O pedido ainda será analisado pela Justiça. Segundo a Morita Motors, a medida busca preservar ativos, concluir contratos e reduzir os impactos do desemprego.



