Operação em Irati resulta em multas por corte de árvore e motosserra ilegal
Ação da Polícia Militar Ambiental foi desdobramento de denúncia por furto de madeira

Uma ação fiscalizatória da Polícia Militar Ambiental resultou em autuações por crimes ambientais no município de Irati. A intervenção ocorreu em desdobramento a um atendimento prestado pela equipe do Rádio Patrulhamento Auto (RPA), referente a uma denúncia de derrubada e furto de madeira na região.
De acordo com as informações oficiais, os policiais militares ambientais foram até a residência de um homem para averiguar a situação. No local, foi confirmado o corte isolado de uma árvore nativa da espécie Canela-Guaicá, realizado sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Pela infração, os agentes lavraram um Auto de Infração Ambiental (AIA) no valor de R$ 300,00.
Durante a fiscalização na propriedade, os policiais também constataram o emprego de uma motosserra sem a licença ou o registro exigidos pela legislação. A utilização do equipamento sem o cadastro ambiental regular gerou uma segunda autuação, no valor de R$ 1.000,00.
A motosserra em questão já havia sido apreendida anteriormente pela equipe da RPA de Irati durante o atendimento inicial da ocorrência. Todas as medidas administrativas cabíveis foram adotadas pela Polícia Militar Ambiental para o prosseguimento do caso junto aos órgãos ambientais e do Poder Judiciário.



