Paraná entra em alerta vermelho para onda de calor a partir deste sábado | aRede
PUBLICIDADE

Paraná entra em alerta vermelho para onda de calor a partir deste sábado

Temperaturas podem ficar até 5°C acima da média e passar dos 33°C em algumas regiões

O Inmet aponta que as temperaturas elevadas devem atingir principalmente o centro e o sul do Estado
O Inmet aponta que as temperaturas elevadas devem atingir principalmente o centro e o sul do Estado -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A sexta-feira (25) será marcada por tempo estável e temperaturas em elevação no Paraná. Depois de dias com maior presença de nuvens, o sol deve aparecer em boa parte do Estado, com calor mais intenso à tarde, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Oeste. Segundo o Simepar, as temperaturas devem superar os 30°C nessas áreas, enquanto nas demais regiões podem passar dos 25°C.

A mudança mais significativa ocorre a partir de sábado (26), quando o Paraná entra na área de aviso vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para uma onda de calor. O alerta é válido até quarta-feira (30) e indica uma sequência de pelo menos cinco dias com temperaturas máximas pelo menos 5°C acima da média climatológica.

Conforme o Bem Paraná, o Inmet aponta que as temperaturas elevadas devem atingir principalmente o centro e o sul do Estado. No sábado, o Simepar prevê máximas próximas ou superiores a 30°C em todas as regiões paranaenses. Em Ponta Grossa, por exemplo, a previsão indica máxima de 28°C no sábado, chegando a 29°C na segunda e na terça-feira.

Calor deve dar lugar à chuva na próxima semana

A partir do início da próxima semana, a chegada de uma nova frente fria deve modificar o padrão atmosférico no Centro-Sul do país e favorecer a redução das temperaturas nas áreas atingidas pelo calor. O Inmet também prevê mudança nas condições do tempo com o avanço do sistema.

No Paraná, a previsão do Simepar indica aumento da instabilidade ao longo da semana. As condições podem favorecer a ocorrência de chuvas e tempestades em diferentes regiões do Estado.

Inverno termina com 30 alertas de geada no Paraná

Durante 2026, o Simepar emitiu 145 boletins diários relacionados às condições favoráveis ou não para a ocorrência de geadas no Paraná. Ao longo do período, foram emitidos 30 alertas específicos para possibilidade de geadas com potencial de causar danos às atividades agropecuárias.

Os alertas foram distribuídos entre maio e setembro, período tradicionalmente acompanhado pelo serviço. Foram nove alertas em maio, nove em junho, cinco em julho, três em agosto e quatro em setembro.

O número ficou abaixo do registrado em 2025, quando foram emitidos 39 alertas para a população.

Nesta sexta-feira (25), também chega ao fim a 32ª edição do Alerta Geada, serviço mantido anualmente pelo Simepar e pelo IDR-Paraná entre os meses de maio e setembro. O sistema oferece previsões de geada com antecedência de 24 e 48 horas, além de tendência para 72 horas, auxiliando principalmente o setor agropecuário.

CONTEÚDO DE MARCA

PUBLICIDADE