'Chega de ordens de Washington', diz presidente interina da Venezuela | aRede
PUBLICIDADE

'Chega de ordens de Washington', diz presidente interina da Venezuela

Delcy Rodríguez critica pressão dos EUA sobre o petróleo venezuelano após prisão de Nicolás Maduro

Delcy Rodríguez fez pronunciamento durante discurso a trabalhadores
Delcy Rodríguez fez pronunciamento durante discurso a trabalhadores -

João Victor

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou neste domingo (25) que o país não aceitará interferências externas e declarou que “já chega de ordens de Washington”. A fala ocorre em meio à pressão dos Estados Unidos sobre o petróleo venezuelano desde a prisão de Nicolás Maduro, em 3 de janeiro, conforme informações do Portal Metrópoles.

O pronunciamento foi feito durante um discurso a trabalhadores do setor petrolífero no estado de Anzoátegui, uma das principais regiões produtoras de petróleo da Venezuela. “Já chega de ordens de Washington sobre os políticos na Venezuela. Deixemos que a política venezuelana resolva nossas divergências e nossos conflitos internos. Chega de potências estrangeiras”, afirmou Delcy.

Após a invasão norte-americana à Venezuela, os Estados Unidos passaram a declarar que exercem controle sobre o petróleo do país. Logo depois da captura de Maduro, o presidente dos EUA, Donald Trump, fez ameaças públicas à presidente interina. “Pode pagar um preço alto se não fizer o certo”, disse Trump em 4 de janeiro.

Semanas depois, no entanto, o discurso norte-americano mudou de tom. Autoridades dos Estados Unidos passaram a elogiar a Venezuela e Delcy Rodríguez pela “cooperação”. Na semana passada, Trump afirmou que os EUA detêm 50 milhões de barris de petróleo venezuelano. “Venezuela tem sido uma coisa fantástica”, declarou.

Após o discurso em Anzoátegui, Delcy utilizou as redes sociais para agradecer aos trabalhadores do setor petrolífero e reforçou a necessidade de avançar em reformas na legislação do setor. Segundo a presidente interina, a Venezuela produziu cerca de 1,2 milhão de barris de petróleo por dia em 2025, o que teria garantido o abastecimento interno de combustíveis.

Ela também afirmou que pretende consolidar uma reforma na Lei de Hidrocarbonetos Orgânicos, “que incorpore modelos bem-sucedidos, como as PPPs (Parcerias Público-Privadas)”.

LEIA ABAIXO O RESUMO DA MATÉRIA: 

- Delcy Rodríguez criticou a pressão dos EUA e afirmou que a Venezuela não aceitará “ordens de Washington”.

- Declarações ocorrem após a prisão de Nicolás Maduro e mudanças no tom do governo norte-americano.

- Presidente interina defende reformas no setor petrolífero e cita produção de 1,2 milhão de barris por dia em 2025.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right