Curso de Química da UEPG marca presença no Verão Maior Paraná com atividades lúdicas
Participação do DEQuim apresenta conceitos científicos de forma acessível e didática por meio de oficinas na areia
Publicado: 12/01/2026, 17:21

O curso de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está com uma participação especial no Verão Maior Paraná. Por meio de dinâmicas diferenciadas e com aspectos lúdicos, representantes do Departamento de Química da UEPG aproximam a ciência do cotidiano com oficinas na areia.
Por meio de ações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), as universidades estaduais do Paraná, além da Universidade Federal (UFPR), estão presentes no Verão Maior Paraná. A UEPG participa com três cursos: Educação Física, Jornalismo e Química.
Com participação iniciada no dia 5 de janeiro, o DEQuim da UEPG estará no posto de Caiobá até o dia 19. O projeto levado ao evento é da professora do departamento, Luciana de Boer, juntamente da professora Cibeli May Arévalos Villalba, além de um egresso, e quatro acadêmicos da UEPG.
Com o objetivo de estimular a compreensão de conceitos científicos de forma acessível e envolvente, a equipe aproxima a ciência do cotidiano realizando atividades lúdicas e educativas, até mesmo com oficinas na areia da praia.
Segundo a professora Cibeli, diariamente, mais de 100 pessoas participam das atividades, o que representa não apenas um momento de aprendizado para aqueles que passam para conhecer o espaço.
"Com estas atividades, as universidades são divulgadas, os acadêmicos aperfeiçoam sua formação e o público também tem mais opções de atividades para se divertir nas suas férias", afirma a professora.
EXPERIÊNCIAS
Divulgadas em um perfil no Instagram, as atividades desenvolvidas são das mais variadas, sempre com o intuito de despertar a curiosidade daqueles que visitam o espaço, e são destinadas ao público de todas as idades. Entre as atividades, estão o desenvolvimento de uma lâmpada de lava, slime, gênio da lâmpada, a verificação da escala de pH, bolhas de sabão.
Além destas, também é mostrado aos participantes alguns fenômenos como a tensão superficial, um fenômeno físico que faz a superfície de um líquido se comportar como uma membrana elástica, devido à atração entre suas moléculas.
Não apenas estas, mas os visitantes também aprendem sobre fogo artificial, e até mesmo neve artificial, uma imitação da neve natural, feita para decoração ou recreação, usando materiais como bicarbonato de sódio e água/condicionador para uma textura moldável, isopor triturado para flocos soltos, ou o polímero poliacrilato de sódio (superabsorvente) que incha com água.
Além do aspecto lúdico, os visitantes também conhecem mais sobre questões climáticas e ambientais. Por exemplo, os efeitos da chuva ácida nos corais é mostrada de forma efetiva para aqueles que vão até o espaço, mostrando de forma prática os efeitos causados por esse fenômeno.
LEIA UM RESUMO DESTA NOTÍCIA
- Ciência na praia: O curso de Química da UEPG participa do Verão Maior Paraná em Caiobá com oficinas lúdicas que aproximam a ciência do cotidiano, integrando ações da Seti-PR com universidades estaduais e a UFPR.
- Atividades interativas: Mais de 100 pessoas por dia participam de experiências como slime, lâmpada de lava, escala de pH, bolhas de sabão, fogo e neve artificiais, além de demonstrações sobre tensão superficial.
- Aprendizado e conscientização: Além do caráter recreativo, as ações abordam temas ambientais e climáticos, como os efeitos da chuva ácida nos corais, promovendo divulgação científica e formação acadêmica.




















