Ministro diz que afetados por tornado no PR poderão fazer Enem em dezembro | aRede
PUBLICIDADE

Ministro diz que afetados por tornado no PR poderão fazer Enem em dezembro

Camilo Santana afirma que uma das opções é o período reservado para Belém, que teve exame adiado por conta da COP30

Camilo afirmou que nenhum inscrito no Enem será prejudicado em razão do tornado
Camilo afirmou que nenhum inscrito no Enem será prejudicado em razão do tornado -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ministro Camilo Santana afirmou, nesse sábado (8), que o Ministério da Educação (MEC) estuda data alternativa para a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aos inscritos afetados pelo tornado que atingiu o Paraná.

À CNN Brasil, Camilo indicou que uma das opções é que a aplicação ocorra na mesma data em que três municípios do Pará farão as provas devido a realização da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).  Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, e não nas datas regulares de 9 e 16 de novembro.

“Nós vamos dar um prazo para que eles peçam, solicitem, e vamos agendar. Provavelmente, aproveitando a mesma data que vamos aplicar em Belém, por conta da COP, eles terão direito também, e vamos monitorar como vão ser os acontecimentos até o dia de amanhã”, disse o ministro à CNN.

Conforme informações repassadas pelo ministro, em Rio Bonito (PR), principal cidade atingida pelo tornado, não há aplicação de provas do Enem. Ainda assim, a cidade tem inscritos que podem enfrentar dificuldades para acessar os locais de aplicação do exame e que terão a reaplicação garantida.

Camilo afirmou que nenhum inscrito no Enem será prejudicado em razão do tornado. “Qualquer prejuízo que haja, que não é motivado pelo próprio participante, terá direito de fazer a reaplicação”, afirmou.

Nesse sábado (8), o ministro Camilo Santana se reuniu no Ministério da Educação com o Inep para acertar o planejamento da aplicação do primeiro dia de provas do Enem neste domingo (9).

O tornado que atingiu o Paraná na sexta-feira (7) causou destruição na região central do estado, deixando pelo menos seis mortes e mais de 700 feridos. O maior dano ocorreu em Rio Bonito do Iguaçu, que teve 90% dos edifícios danificados pela forte ventania.

Com informações da CNN Brasil

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right