Oruam se pronuncia sobre Operação Contenção e afirma que ‘caneta mata mais do que fuzil’
O artista também classificou a ação como a 'maior chacina da história do Rio de Janeiro'
Publicado: 29/10/2025, 09:26

O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, usou as redes para se manifestar contra a Operação Contenção – megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho (CV).
No X (antigo Twitter), o artista classificou a ação como a “maior chacina da história do Rio de Janeiro”. Ele ainda afirmou que “a caneta mata mais do que o fuzil”. Já no story do Instagram, o cantor foi além: “Minha alma sangra quando a favela chora porque a favela também tem família. Se tirar o fuzil da mão, existe o ser humano”, escreveu.
As declarações feitas por Oruam dividiram a opinião do público na internet. “Engraçado que quando mata morador que nem mataram a tia de 60 anos esses dias ninguém falou nada né”, escreveu um. “Quem alimenta o tráfico é o próprio Estado. Matar traficante da favela não resolve mesmo”, comentou outro.
Oruam é filho de Márcio Nepomuceno, o Marcinho VP, apontado como uma das maiores lideranças do CV, que está preso desde 1996.
Até o momento, a ação deixou, ao menos, 64 mortos — entre eles, quatro agentes de segurança. A operação teve início na manhã desta terça-feira (28) e é considerada uma das mais letais já realizadas no estado.
A operação mobiliza forças do Comando de Operações Especiais (COE) e unidades da PM em 26 comunidades, incluindo o Complexo da Penha e o Complexo do Alemão.
Em uma das áreas de atuação, foi descoberta uma mansão com piscina pertencente a um traficante do CV. No interior do imóvel, um quadro com a imagem de Oruam ao lado de outros rappers chama a atenção, refletindo o estilo de vida luxuoso do investigado.
Até agora, foram efetuadas 81 prisões e apreendidos 75 fuzis. O principal objetivo é desarticular lideranças criminosas e frear a expansão territorial da facção. A operação segue em andamento.
GALERIA DE FOTOS
Com informações da Banda B, parceira do Portal aRede.























