Soluços, visitas e política: Bolsonaro completa 2 meses preso em casa
Bolsonaro enfrenta quadro de saúde delicado, mas articula pela anistia e em torno dos planos do PL para a eleição de 2026
Publicado: 04/10/2025, 09:28

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa, neste sábado (4), dois meses de prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão ocorreu após ele aparecer, por meio de uma chamada de vídeo com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), de um ato político, descumprindo uma das medidas cautelares estipuladas em 18 de julho. Ele está preso no âmbito do inquérito que investiga suposta coação e que também inclui o seu filho Eduardo, deputado autoexilado nos Estados Unidos.
Há dois meses Bolsonaro está em silêncio para o grande público, pois também não pode usar redes sociais e nem concedeu entrevistas, mas segue articulando politicamente por meio de conversas com aliados que o visitam quase diariamente.
Essa articulação gira em torno do debate pela anistia para o próprio Bolsonaro e para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro e do planejamento para a eleição de 2026. Nesta semana, o ex-presidente recebeu aliado Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo e cotado para ser o substituto de Bolsonaro nas urnas na disputa pelo Planalto.
O ex-presidente cumpre a prisão domiciliar em uma casa no Condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, em Brasília (DF). A área externa da casa é monitorada 24h pela Polícia Penal do Distrito Federal e todos os veículos que deixam a residência passam por vistorias, incluindo nos porta-malas.
Ainda durante o primeiro mês de domiciliar, Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela Primeira Turma do STF sob a acusação de liderar uma trama golpista para tentar manter-se no poder após a derrota eleitoral de 2022. Ele ainda pode recorrer ao próprio STF com embargos e sua defesa planeja pedir para que a pena dessa condenação seja cumprida também em casa, devido aos problemas de saúde do ex-presidente.
Leia a matéria completa no Portal Metrópoles.