Tempestade com ventos fortes deixa estragos no Paraná
Segundo Boletim da Defesa Civil, a tempestade de domingo derrubou 19 árvores em Curitiba com onze bloqueios de rua
Publicado: 22/09/2025, 10:48

A tempestade com ventos fortes e chuva deixou estragos em várias cidades do Paraná neste domingo (21). Os maiores acumulados de chuva, segundo o Simepar, foram em Antonina (50,6 mm – tudo após as 15h45, sendo mais de 30 mm em meia hora) e Campina Grande do Sul (37,8 mm). As rajadas de vento mais altas do dia, foram Santo Antônio da Platina às 17h (105,8 km/h); Francisco Beltrão às 11h45 (85,7 km/h); e Laranjeiras do Sul às 13h15 (80,3 km/h).
Veja os maiores acumulados de chuva, segundo o Simepar:
Antonina (50,6 mm – tudo após as 15h45, sendo mais de 30 mm em meia hora);
Campina Grande do Sul (37,8 mm);
Ponta Grossa (32,6 mm);
Porto Vitória (31,6 mm);
União da Vitória (29,6 mm);
Coronel Domingos Soares (28,2 mm);
Paranaguá (26,6 mm).
Tempestade derrubou 19 árvores em Curitiba
Segundo Boletim da Defesa Civil, a tempestade deste domingo derrubou 19 árvores em Curitiba com onze bloqueios de ruas. Os bairros mais atingidos foram Mercês, Cajuru, Campo de Santana, Fanny, Santa Quitéria, Bacacheri, Orleans, Ahu, CIC, Cabral, Jardim das Américas e Portão.
Houve registro de granizo na capital e cidades da Região Metropolitana.
Vendaval derrubou parte de estrutura metálica e tendas de autódromo
O vendaval com ventos de 71 km/h derrubou parte da estrutura metálica e das tendas de um evento que acontecia no Autódromo de Cascavel, na Região Oeste do Paraná, no início da tarde. Estruturas dos boxes foram derrubadas, carros atingidos e um galão de aproximadamente 800 litros foi arrastado pelo vento. No momento da tempestade, o autódromo sediava o Campeonato Paulista de Velocidade, que reúne algumas categorias. Uma delas, a Old Stock Race, estava na pista com 14 carros quando a ventania começou. A organização estima que cerca de 1.500 pessoas estavam no autódromo. Todos os pilotos e equipes são de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, até as 16 horas não havia informações sobre feridos durante o vendaval.
Também na região Oeste, mas em Foz do Iguaçu, Em Foz do Iguaçu, o temporal provocou destelhamentos em diversos bairros da cidade, o telhado de uma uma garagem foi arrancado com a força dos ventos.
Teto de ginásio desabou em Ponta Grossa
Em Ponta Grossa, o teto do ginásio da Escola Municipal Doutor José Pinto Rosas, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do desabou com o forte temporal na tarde deste domingo (21). Não houve feridos.
Quatro alertas meteorológicos no Paraná
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem quatro alertas meteorológicos ativos para o Estado. Vendavais, chuvas intensas, com vento e tempestades pode fechar o inverno deste ano.
O de maior grau de perigo, o alerta vermelho, é para o grande acumulado de chuva, previsto para a região Oeste, Centro-Sul e Sudoeste do Paraná, principalmente nos municípios na divisa com Santa Catarina.
Tempestade: instabilidade continua nesta segunda no Paraná
Na segunda-feira (22), o tempo permanece instável no Paraná devido à passagem da frente fria, segundo o Simepar. Entre a madrugada, manhã e começo da tarde, as condições seguem favoráveis para tempestades, principalmente entre as regiões noroeste, norte, central, Campos Gerais e leste do estado.
A partir da tarde, com o eixo da frente fria avançando para a região Sudeste do país, a estabilidade atmosférica volta a predominar a partir das regiões oeste, sudoeste, centro-sul e sul do estado. As temperaturas apresentam uma queda em relação aos últimos dias, devido a incursão dos ventos do quadrante sul.
Depois da tempestade, Curitiba começa a primavera com chuva
Em Curitiba, a previsão é que a primavera chegue com chuva e temperaturas variando entre 12 e 21 graus. Na terça (23), o sol volta a brilhar e as temperaturas ficam entre 7 e 21 graus. Segundo o Simepar, não há previsão de chuva até pelo menos o dia 5 de agosto.
Informações: Bem Paraná