Vídeo mostra trabalhador sendo ejetado de caminhão em acidente com trem
Imagens mostram caminhoneiro desrespeitando a sinalização no local antes da colisão; caminhão transportava 16 pessoas
Publicado: 06/09/2025, 16:34
Um grave acidente envolvendo um trem e um caminhão deixou sete pessoas feridas, na manhã deste sábado (6), em Jandaia do Sul, no norte do Paraná. O caminhão transportava trabalhadores em um compartimento adaptado com bancos, mas registrado como veículo de carga nos sistemas da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com PRF, duas das sete vítimas feridas foram socorridas em estado grave. O caminhão transportava 16 pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu por volta das 6h10, na BR-369, e foi registrado por câmeras de segurança.
O caminhão seguia sentido Bom Sucesso a Jandaia do Sul e, ao passar pelo cruzamento da linha férrea, colidiu transversalmente com o trem. O vídeo mostra o motorista do caminhão desrespeitando o semáforo antes da colisão. As imagens também mostram que um dos trabalhadores que estavam dentro do caminhão foi ejetado. Rapidamente ele se levanta e corre para se afastar da locomotiva. Pouco tempo depois, outros ocupantes deixam o veículo. “Apesar de sinalizado, frequentemente ocorrem colisões no local entre trem e caminhões, pois o trecho em questão se dá em aclive e em curva”, disse a PRF.
Uma vítima ferida foi encaminhada para o Hospital da Providência de Apucarana, enquanto a outra, para o Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Jandaia do Sul.
O que diz a Rumo
Procurada pela Banda B, a Rumo, concessionária responsável pela malha ferroviária, disse que o motorista do caminhão tentou cruzar a linha férrea, desrespeitando a sinalização e falhando em adotar os procedimentos de segurança “pare, olhe e escute”.
Apesar da ação do maquinista, que acionou as buzinas e os freios de segurança, o impacto não pôde ser evitado devido ao peso e dimensão da locomotiva.
Equipes da concessionária e do Serviço de Urgência (SAMU) foram mobilizadas para prestar atendimento aos feridos que foram levados imediatamente ao hospital. A via férrea já está liberada para passagens de trens.
“A concessionária reitera que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea possui preferência para os trens. Atravessar uma passagem de nível sem realizar parada configura infração gravíssima”, disse a Rumo, em nota. A Banda B tenta localizar a empresa responsável pelo caminhão que transportava trabalhadores.
Com informações do Portal Banda B, parceiro do Portal aRede