Inscrições: Ganhando o Mundo da Ciência França oferece vagas para intercâmbio
São 46 vagas para estudantes de graduação e mestrado, 2 vagas para doutorado e 2 para pós-doutorado
Publicado: 01/09/2025, 11:07

Estão abertas até o dia 1º de novembro as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para intercâmbio acadêmico e de pesquisa na Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), na França. São 46 vagas para estudantes de graduação e mestrado, 2 vagas para doutorado e 2 para pós-doutorado.
O Programa Ganhando o Mundo da Ciência tem como objetivo proporcionar aos alunos de graduação, que estão ou estiveram em estágio de Iniciação Científica, e aos pesquisadores (mestrado, doutorado e pós-doutorado) do Estado do Paraná, a oportunidade de mobilidade internacional por um período de até seis meses, a depender das áreas prioritárias para a consolidação da cooperação internacional.
“A parceria com a UTC é de longa data, quatro décadas de fortalecimento com o nosso sistema de ciência, tecnologia e inovação, principalmente, nas áreas das engenharias. Vale destacar que aos selecionados será ofertado um mês de aperfeiçoamento linguístico na língua francesa antes do início das atividades”, ressaltou a assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios.
O processo de seleção é feito pela UTC. Cada universidade parceira estabelece os pré-requisitos e a documentação necessária em conjunto com a Fundação Araucária.

O programa visa promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação em rede por meio da concessão de apoio financeiro para a realização de mobilidade internacional em projetos que demonstrem aderência ao “Paraná 2040 – Rotas Estratégicas de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).”
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail incoming@utc.fr. A notificação do resultado será feita dentro de quatro semanas depois do recebimento dos documentos de inscrição.
Acesse AQUI para ter acesso aos critérios e documentação exigida pela Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC).
Com informações: Agência Estadual de Notícias