Madeireira Millpar amplia férias para 720 funcionários no Paraná
Indústria possui unidades em Guarapuava e Quedas do Iguaçu; produção é direcionada para exportação, sendo os EUA o maior mercado consumidor
Publicado: 06/08/2025, 07:51

A indústria Millpar, que fabrica produtos à base de madeira e possui unidades em Guarapuava e Quedas do Iguaçu, no Paraná, decidiu suspender a própria produção devido ao anúncio do governo norte-americano sobre a aplicação de novas tarifas sobre produtos brasileiros.
Com isso, 720 dos 1,1 mil funcionários da empresa foram colocados em férias coletivas por 30 dias. Todos são de setores atrelados à manufatura de molduras para exportação, e começaram a ser dispensados temporariamente em 14 de julho.
Inicialmente 640 trabalhadores seriam afetados, mas com a proximidade do início do tarifaço a medida foi estendida para 65% dos colaboradores.
A Millpar produz itens à base de madeira, como molduras, rodapés, forros, painéis para embalagens, componentes para escadas, janelas e móveis, entre outros. A assessoria da indústria afirma que a produção é direcionada para exportação, sendo os EUA o maior mercado consumidor.
Um decreto assinado pelo presidente Donald Trump vai elevar para 50% a alíquota sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos a partir desta quarta-feira (6).
O documento também traz uma lista de 700 exceções, que beneficiam segmentos estratégicos como o aeronáutico, o energético e parte do agronegócio -, mas não incluem os produtos fabricados pela Millpar.
"A Millpar vem adotando medidas estratégicas para preservar a companhia e garantir o avanço sustentável de suas operações a longo prazo. [...] Neste momento, a operação da empresa está parada, com exceção das áreas administrativas", informa.
Informações: G1