Trump anuncia tarifas de 30% para União Europeia e México
Presidente dos Estados Unidos divulgou cartas enviadas aos respectivos governos na própria rede social
Publicado: 12/07/2025, 10:08

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (12) a imposição de tarifas de 30% sobre produtos importados da União Europeia e do México. A medida faz parte de uma nova rodada de ações protecionistas do governo norte-americano e deve entrar em vigor em 1º de agosto.
O anúncio foi feito por meio da plataforma Truth Social, onde Trump divulgou as cartas enviadas aos respectivos governos notificando as novas tarifas. Segundo o presidente, embora o México esteja colaborando com os esforços para conter a imigração ilegal na fronteira, o país "ainda não fez o suficiente".
"O México ainda não deteve os cartéis que estão tentando transformar toda a América do Norte em um playground do narcotráfico. Obviamente, não posso deixar isso acontecer! A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do México uma tarifa de 30% sobre produtos mexicanos enviados para os Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais", escreveu Trump.
O republicano também afirmou que, em caso de retaliação por parte dos países afetados, os Estados Unidos poderão elevar ainda mais as taxas impostas.
Sobre a União Europeia, Trump argumentou que o país não pode continuar sustentando déficits comerciais com o bloco. "Não podemos mais aceitar desequilíbrios comerciais desfavoráveis", afirmou, sem detalhar quais setores serão mais atingidos.
Confira a matéria completa em CNN Brasil