WhatsApp testa novo recurso para áudios no iOS; veja
Atualização do aplicativo vai oferecer opção de transcrição automática ou manual para facilitar acesso do usuário
Publicado: 22/04/2025, 09:09

Uma atualização do WhatsApp vai testar uma nova maneira de realizar transcrições de mensagens de voz para dispositivos iOS na versão 25.12.10.70 do aplicativo. A informação é do site WABetaInfo.
Os usuários poderão escolher entre transcrição automática ou transcrição manual, além da opção de desativá-la completamente. A configuração pode ser feita em Ajustes do WhatsApp > Conversas > Transcrições de Mensagens de Voz.
Segundo o site, as transcrições permanecem criptografadas de ponta a ponta e usam modelos de idioma do dispositivo da Apple, com suporte, a depender da versão do iOS.
“As transcrições são geradas no seu dispositivo para que mais ninguém, nem mesmo o WhatsApp, possa ouvir ou ler suas mensagens pessoais”, informou a plataforma na época do primeiro lançamento.
COMO FUNCIONA? - O recurso de transcrição foi liberado inicialmente em novembro do ano passado. Até então, o usuário deveria manter a mensagem de voz pressionada e selecionar “Transcrever” para transformar o áudio em texto.
Agora, não será necessário tocar no botão a cada mensagem, e sim configurar como padrão — uma mão na roda para quem usa a função com regularidade. Vale lembrar que os conteúdos transcritos podem ser pesquisados no buscador como qualquer outra mensagem.
TRADUÇÕES - Na atualização beta do WhatsApp para Android 2.25.12.25, alguns usuários poderão testar um novo recurso que permite a tradução de mensagens no aplicativo usando pacotes de idiomas para download, incluindo espanhol, árabe, português (Brasil), hindi e russo.
O recurso estará disponível no próprio chat ou de maneira automática. De acordo com o site, as traduções podem conter erros por não conterem a mesma precisão de outros serviços baseados em nuvem, mas os usuários poderão fornecer feedbacks.
A ferramenta poderá ser usada também em canais e grupos e será processada localmente para manter a privacidade das mensagens.
Informações: Olhar Digital