Frio já tem previsão para chegar ao Paraná com geadas
O outono também, já em abril, registra a formação de nevoeiros nas regiões mais altas
Publicado: 27/03/2025, 07:51

O outono chegou às 6h01 da última quinta-feira (20), já revelando as suas características de dias mais ‘frios’, quando comparadas com as temperaturas da estação anterior, o verão. Embora a previsão inicial de mínima para Curitiba fosse de 15 °C, o dia chegou com 14 °C. À tarde, a máxima prevista é de 26 °C, com 12 °C de diferença, ou seja, de amplitude térmica.
GEADAS CHEGAM EM ABRIL - O ar mais frio também é um alerta para as famosas geadas, que já tem data prevista para chegarem ao Paraná. De acordo com o Climatempo, as primeiras massas de ar frio com potencial para ocorrência de geada podem chegar a partir do final de abril no extremo sul do Paraná, onde há algumas regiões de altitude mais elevada.
Já para o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as primeiras geadas poderão ser registradas a partir da segunda metade de abril no Centro-Sul do Paraná.
“Este outono será caracterizado por variações bruscas de temperatura em curtos períodos, com períodos de calor seguidos de frio intenso”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib.
Ele alerta ainda para a possibilidade do chamado veranico, fenômeno com vários dias consecutivos sem chuva e mais quentes.
NEVOEIROS - O outono também, já em abril, registra a formação de nevoeiros e geadas nas regiões mais altas, como o Sudoeste, Sul, Centro-Sul e Campos Gerais, especialmente no final da estação.
No início de abril, no entanto, as temperaturas ainda podem estar elevadas, principalmente no Norte e oeste do estado. O frio deve chegar com maior intensidade no mês de maio, que também deve registrar geadas.
Informações: Bem Paraná