Saiba quem é a paranaense que assume vaga de Gleisi na Câmara dos Deputados
Nova deputada é vereadora em Londrina e deixará o Legislativo do município da região norte do Paraná para ocupar uma cadeira na Câmara Federal
Publicado: 10/03/2025, 16:14

A vereadora de Londrina, Lenir Assis (PT), assumirá a vaga de Gleisi Hoffmann (PT) na Câmara dos Deputados. A presidente nacional do PT se afastará da Casa para assumir a chefia da Secretaria de Relações Institucionais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lenir é a segunda suplente do Paraná pela federação formada por PT, PCdoB e PV. A primeira suplência era ocupada por Elton Welter (PT-PR). Ele assumiu o mandato de deputado no lugar de Enio Verri (PT-PR), que renunciou ao cargo para assumir a direção da Itaipu Binacional, em 2023.
Nas eleições de 2022, Lenir recebeu 17.103 votos. Em 2024, nas eleições municipais, teve 4.737 votos e foi eleita para o seu quarto mandato de vereadora em Londrina.
“É uma honra para mim, como primeira suplente, assumir a vaga de deputada federal deixada por você. Londrina e região ganhará uma representante do PT junto ao governo Lula, com o compromisso de trazer as diversas políticas públicas do nosso presidente para os que mais precisam, articular projetos e buscar recursos”, disse a vereadora em suas redes sociais.
Sobre as pautas que declarou que trabalha “alinhada aos movimentos sociais, sindicais, de mulheres, pastorais, universidades, com o compromisso de melhorar a vida da população”. Ela também parabenizou Gleisi e afirmou que a escolha da ministra é um ganho para articulação do governo.
A nova deputada federal é uma experiente militante das causas sociais e das minorias. Socióloga formada pela UEL, ela tem ligações com comunidades eclesiais e pastorais sociais, além de sua militância sindical e no movimento de mulheres.
-
As informações são da CNN e do Brasil de Fato