Bombeiros resgatam gato-maracajá dentro de residência no Paraná
Espécie consta na lista de vulneráveis entre animais ameaçados de extinção
Publicado: 02/02/2025, 16:59
Bombeiros foram mobilizados para resgatar um visitante inusitado em uma residência no Jardim Monte Cristo, em Paranavaí, no Noroeste do Paraná. Um gato-maracajá foi encontrado em uma área de cozinha, nos fundos da casa, na manhã do último sábado (02).
Com auxílio de uma rede e outros equipamentos, os agentes da 5ª Companhia Independente de Bombeiro Militar conseguiram resgatar o animal em segurança. O felino selvagem foi colocado em uma gaiola e entregue ao Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela preservação do patrimônio ambiental paranaense.
O animal deverá passar por uma avaliação médica, que irá determinar se há condições de retorno ao seu habitat natural. Com olhos grandes e pelos amarelos-escuros, o gato-maracajá (Leopardus wiedii) é carnívoro, tem hábito noturno e escala árvores com facilidade. O felino consta na lista de vulneráveis entre animais ameaçados de extinção, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
SEGUNDO RESGATE - Há exatamente um mês atrás, o Corpo de Bombeiros de Paranavaí também resgatou outro animal silvestre no mesmo bairro. Uma onça-parda foi encontrada em uma casa localizada no interior de um condomínio.