Eclipse solar anular de 2024 poderá ser visto no Paraná
Fenômeno acontecerá no dia 2 de outubro e deixará um "anel de fogo" no céu
Publicado: 29/09/2024, 12:21
Na próxima quarta-feira (2) os amantes da astronomia em parte do Paraná terão a oportunidade de presenciar um raro espetáculo no céu: um eclipse solar anular. Durante o evento, a Lua passará entre a Terra e o Sol, porém, por estar mais distante da Terra, não conseguirá encobrir completamente o disco solar, criando um efeito de "anel de fogo" ao redor da Lua.
Embora o eclipse solar anular não possa ser visto em sua totalidade no Brasil, diversas regiões do país, incluindo o Paraná, poderão acompanhar parcialmente o fenômeno. Nas proximidades da fronteira com o Uruguai, especialmente na cidade de Chuí, o eclipse será mais intenso, com até 93% do Sol encoberto. No restante do país, incluindo a região de Ponta Grossa, será possível ver uma pequena fatia do Sol sendo coberta pela Lua.
Para observar o eclipse de forma segura, os especialistas recomendam o uso de óculos de proteção específicos para esse tipo de evento. Improvisações, como o uso de filtros de solda, devem ser evitadas devido aos riscos à visão.
Com informações de GMC