Fumaça de queimadas na Amazônia chega ao sul do Brasil nesta terça | aRede
PUBLICIDADE

Fumaça de queimadas na Amazônia chega ao sul do Brasil nesta terça

Grande número de queimadas é registrado em todo o Brasil

Corredor de fuligem está se movimentando para a região sul do País
Corredor de fuligem está se movimentando para a região sul do País -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A região Sul do Rio Grande do Sul deve ser atingida entre esta terça-feira (3) e quarta-feira (4) pela fumaça das queimadas na Amazônia, de acordo com previsão da MetSul Meteorologia. Segundo as informações, um corredor de fuligem está se movimentando para a área.

O Sistema Copernicus, programa de observação da terra da União Europeia, projeta que o denso corredor de fumaça, causado pelo grande número de queimadas registrados nas últimas semanas na Amazônia e em outras regiões do país, se move para o Sul, avança para o Oceano Atlântico e por efeito de centros de baixa e alta pressão se move de novo, desta vez para o Norte, levando a fumaça para o Sudeste do Brasil, atingindo o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

De acordo com a MetSul, a origem da fumaça está principalmente no sul do estado do Amazonas, no chamado arco do desmatamento, assim como em Rondônia e na Bolívia, onde o número de queimadas tem batido recordes neste mês de agosto.

Diferentemente da região amazônica, onde a fumaça atua mais perto da superfície e traz piora da qualidade do ar, no Sul essa fumaça fica suspensa na atmosfera. Por isso, a MetSul alerta que os efeitos devem ser percebidos pelo tom mais acinzentado do céu e pelas cores realçadas do sol ao amanhecer e no fim da tarde.

Com informações: CNN Brasil.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE