Nova espécie de felino selvagem é descoberta e encanta biólogos | aRede
PUBLICIDADE

Nova espécie de felino selvagem é descoberta e encanta biólogos

Mesmo que descoberta recentemente, essa nova espécie de felino selvagem já está em risco de extinção

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Poucas coisas são mais interessantes do que o mundo animal. Isso porque, nele, podemos encontrar diversas espécies, sejam terrestres, aquáticas ou voadoras. Podemos encontrar animais de todos os tamanhos, desde os bem pequenos até animais capazes de nos deixar de queixo caído com seus tamanhos. Além de animais que são descobertos com o passar do tempo, como no caso dessa nova espécie de felino selvagem.

Essa nova espécie de felino selvagem é o gato-tigre (Leopardus pardinoides). Mesmo que a descoberta tenha sido algo empolgante, a realidade do animal já é alarmante por ele estar na lista de animais ameaçados de extinção.

CONHEÇA - O animal é um felino de pequeno porte, de tamanho parecido com o de um gato doméstico. Ele é visto desde a Costa Rica até a Argentina. Até agora só duas espécies eram reconhecidas formalmente, o gato-tigre do norte (Leopardus tigrinus) e o gato-tigre do sul (Leopardus guttulus), mas o gato-nebuloso foi adicionado à lista.

Embora não tivesse sido identificado ainda, durante mais de 10 anos os cientistas tinham a suspeita de que existia uma outra espécie diferente de gato-tigre que vivia nas regiões da América Central e do Sul.

Contudo, até que essa nova espécie de felino selvagem fosse de fato identificada foi preciso uma colaboração de 40 especialistas e a análise detalhada de registros genéticos e morfológicos. Com a descoberta sendo publicada na revista Scientific Reports nesse ano, o número de espécies de gatos-tigre conhecidas subiu para três.

Até que a espécie fosse realmente reconhecida, o trabalho dos pesquisadores foi meticuloso, conforme a National Geographic. Isso porque eles analisaram aproximadamente 1.400 registros de museus e armadilhas fotográficas comparando tamanhos, formas e padrões de pelagem entre as espécies.

Além disso, outro ponto essencial foi a análise genética que realmente confirmou que o gato-nebuloso era de fato uma nova espécie de felino selvagem. Ele tinha suas características únicas que o fazia ser diferente dos outros membros do gênero Leopardus.

AMEAÇA - Por mais que essa nova espécie de felino selvagem tenha sido descoberta recentemente, o gato-tigre já tem uma realidade assustadora. Isso porque é estimado que cada uma das espécies de gatos-tigre tenha perdido mais de 50% do seu habitat original.

No caso do gato-nebuloso, ele só é visto nas montanhas da América Central e na Cordilheira dos Andes, locais que estão sob uma grande pressão do desenvolvimento humano e agricultura.

Infelizmente a perda de habitat não é a única ameaça enfrentada por eles. Outro fator são as doenças transmitidas por animais domésticos, como o vírus da cinomose canina. E esses animais vivem fora das áreas protegidas, o que faz com que eles fiquem ainda mais vulneráveis.

Com informações: Fatos Desconhecidos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE