Trens são sabotados no dia da abertura das Olimpíadas de Paris | aRede
PUBLICIDADE

Trens são sabotados no dia da abertura das Olimpíadas de Paris

Atos de sabotagem interrompem linhas de alta velocidade na França, afetando viagens no dia da abertura dos Jogos Olímpicos

O Rémi Train Centre Val de Loire disse que as viagens em suas linhas ferroviárias seriam interrompidas pelo menos até segunda-feira (29)
O Rémi Train Centre Val de Loire disse que as viagens em suas linhas ferroviárias seriam interrompidas pelo menos até segunda-feira (29) -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris foi marcada por um ato de sabotagem que atingiu as linhas de alta velocidade da França. A SNCF, empresa ferroviária estatal francesa, classificou o ocorrido como um "ataque massivo" que visava paralisar a rede de trens de alta velocidade.

A interrupção, que aconteceu na noite de sexta-feira (26), afetou as linhas do Atlântico, Norte e Leste, com danos em diversas instalações. A SNCF informou que um dos atos de sabotagem foi "fracassado". A ministra francesa dos Esportes e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Amélie Oudéa-Castera, classificou os ataques como "uma espécie de sabotagem coordenada" e os condenou nos "termos mais fortes possíveis".

"Jogar contra os Jogos é jogar contra a França, contra o seu campo, contra o seu país", disse ela à BFMTV, afiliada da CNN. A segurança em Paris já havia sido reforçada nas últimas semanas, com a França planejando enviar cerca de 35 mil policiais por dia durante os Jogos, chegando a 45 mil na Cerimônia de Abertura. Além disso, 10 mil soldados foram destacados para a região de Paris.

A causa das interrupções ainda não está clara, mas há uma crescente agitação interna na França, alimentada em parte pelas recentes eleições nacionais que testemunharam uma batalha entre a esquerda e a ultradireita. O Ministro do Interior, Gérald Darmanin, confirmou que as forças de segurança detiveram esta semana um "membro da extrema-direita" que era "suspeito de querer cometer ações violentas durante os Jogos Olímpicos". Segundo Darmanin, o homem tinha "intenção de intervir durante uma fase do revezamento da tocha".

A SNCF informou que as viagens nas linhas de alta velocidade estão "muito perturbadas", com a rede ferroviária precisando desviar e cancelar inúmeras trens. Interrupções são esperadas durante todo o fim de semana, enquanto as equipes de trabalho supervisionam os reparos. O Rémi Train Centre Val de Loire disse que as viagens em suas linhas ferroviárias seriam interrompidas pelo menos até segunda-feira (29), com um incêndio perto dos trilhos em Courtalain, norte da França, impactando os serviços para Paris.

Com informações de CNN Brasil.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE