3% da população de PG se considera negra, aponta IBGE | aRede
PUBLICIDADE

3% da população de PG se considera negra, aponta IBGE

Dados também revelam que a idade média do ponta-grossense é 33 anos

Cidade conta com 358.367 habitantes.
Cidade conta com 358.367 habitantes. -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou mais informações sobre o Censo 2022 que detalha a população de Ponta Grossa. Conforme os números, a cidade conta atualmente com 358.367 habitantes, com uma idade média de 33 anos. Um dado que chama atenção é a composição racial da população ponta-grossense. Segundo o censo, 70% dos habitantes se consideram brancos, enquanto 24% se identificam como pardos e apenas 3% como pretos.

Quanto a moradia, os dados apontam que a média são duas pessoas por residência na cidade, mostrando que os ponta-grossenses preferem morar com parceiros ou amigos do que sozinho. Quando a sexualidade, 51,56% da população é mulher, enquanto 48% nasceu com o sexo masculino.

CRITÉRIOS — O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) utiliza cinco categorias para agrupar as pessoas conforme a raça ou cor: branca, preta, amarela, parda e indígena. Essas classificações são baseadas na autodeclaração dos indivíduos e não possuem relação com características biológicas. É importante ressaltar que o conceito de raça utilizado pelo IBGE é entendido como uma categoria socialmente construída, resultante das interações sociais, e não como um conceito biológico.

No contexto do recenseamento, o IBGE considera como população indígena tanto as pessoas que se declaram indígenas quanto aquelas que se identificam com outra cor, mas vivem em territórios indígenas ou se consideram parte da comunidade indígena. Por exemplo, uma pessoa parda que mora em uma área indígena e se identifica como parte da comunidade.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE