Cientistas encontram crânio de criatura gigante no mar
A descoberta indica que o animal era predatório e usava seu tamanho para caça
Publicado: 11/12/2023, 16:56
Cientistas descobriram o crânio de um pliossauro nos penhascos da Costa Jurássica de Dorset, na Inglaterra. Conforme os especialistas, o animal, que viveu há aproximadamente 150 milhões de anos, era considerado o “tiranossauro subaquático” devido ao seu tamanho e características predatórias.
O fóssil encontrado apresenta dois metros de comprimento e é rico em detalhes, ao fornecer novas pistas sobre a espécie. “É um dos melhores fósseis com que já trabalhei. O que o torna único é que está completo", disse o paleontólogo Steve Etches em uma entrevista à BBC News.
O profissional acredita que nenhum outro fóssil pode ser comparado a esse predador. "A mandíbula inferior e a parte superior do crânio estão interligadas, como estariam se ele estivesse vivo”, diz Etches, afirmando que a descoberta é uma das mais completas já feitas.
"Em todo o mundo, quase não há fósseis encontrados com esse nível de detalhe. E se estiverem, faltam muitos pedaços, enquanto este, embora esteja ligeiramente deformado — possui todos os ossos presentes”, acrescenta.