Historiadora econômica Claudia Goldin vence Nobel de Economia | aRede
PUBLICIDADE

Historiadora econômica Claudia Goldin vence Nobel de Economia

Economista norte-americana Claudia Goldin venceu o Nobel por conseguir comprovar em sua pesquisa a disparidade salarial entre gêneros

Goldin é professora de economia na Universidade de Harvard
Goldin é professora de economia na Universidade de Harvard -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A historiadora econômica norte-americana Claudia Goldin foi nomeada vencedora do Prêmio Nobel de Economia nesta segunda-feira (9). Ela entra para a história como a terceira mulher a vencer a categoria.

A última edição da categoria na premiação dividiu o prêmio entre os economistas Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig. O trio desenvolveu modelos teóricos que explicam por que os bancos existem, como seu papel na sociedade os torna vulneráveis ​​e como a sociedade pode diminuir essa vulnerabilidade.

Goldin é professora de economia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América (EUA). Também é codiretora do Grupo de Estudo de Gênero na Economia do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica (NBER), e já foi diretora do programa de Desenvolvimento da Economia Americana do mesmo instituto por 28 anos.

Claudia é laureada pela premiação devido à comprovação de seus estudos, que explicaram a disparidade salarial e de oportunidade entre homens e mulheres, conhecida como gender gap (“lacuna de gênero”, em tradução livre).

Ela agora integra a lista de 92 vencedores conhecidos como os melhores e mais influentes economistas do século. Desde a criação do Nobel de Economia, apenas duas mulheres haviam vencido a categoria: Elinor Ostrom, em 2009, e Esther Duflo, em 2019. Agora, Claudia Goldin integra a lista.

Além de Claudia Goldin, outros nomes do Nobel

São originalmente cinco categorias: Física, Química, Psicologia ou Medicina, Literatura e Paz. O prêmio de Economia foi adicionado em 1968.

Foram laureados os vencedores de Física, com os pesquisadores de elétron Pierre Agostini, Ferenc Krausz, e Anne L’Huillier; Paz, pela ativista iraniana Narges Mohammadi; Medicina, para a húngara Katalin Karikó e o norte-americano Drew Weissman; Química, com Moungi Bawendi, Louis E. Brus e Alexey Ekimov; Literatura, para o norueguês Jon Fosse; e Economia, com Claudia Goldin.

Informações: Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE