Paraná tem alerta laranja para tempestade e chuva intensa
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja para tempestade que se iniciou nesta quarta-feira (04) às 09:40h
Publicado: 04/10/2023, 11:02
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja para tempestade que se iniciou nesta quarta-feira (04) às 09:40h com previsão de término às 10:00h da quinta-feira (05). Os riscos potenciais desse alerta são: chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. Possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
As áreas afetadas são: quase todo o estado de São Paulo e Santa Catarina e todo o estado do Paraná, confira o mapa do início da notícia.
Confira as áreas em alerta:
Região Sudeste:
São Paulo: Bauru, Itapetininga, Macro Metropolitana Paulista, Assis, Litoral Sul Paulista, Marília, Metropolitana de São Paulo e Presidente Prudente.
Região Sul
Paraná: todo o estado inclusive a Grande Curitiba
Santa Catarina: Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Centro-Sul Paranaense, Sul Catarinense e Norte Catarinense.
Classificação
Alerta Amarelo - Perigo Potencial: situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário. Alerta
Laranja - Perigo: situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
Alerta Vermelho - Grande Perigo: situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.
Das Assessorias