Deputados estaduais vão analisar projetos propostos pelo Crea | aRede
PUBLICIDADE

Deputados estaduais vão analisar projetos propostos pelo Crea

Conselho participou da audiência pública que marcou o início dos trabalhos da Frente Parlamentar das Engenharias

Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do Crea-PR, esteve presente no evento
Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do Crea-PR, esteve presente no evento -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dois projetos de lei, oriundos de sugestões apresentadas pelo Crea-PR para a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável, já iniciaram seu trâmite na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). As propostas foram apresentadas, nesta segunda-feira (2), durante a instalação da frente, quando os trabalhos do colegiado foram iniciados. O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, representantes do Governo do Paraná, e de entidades de classe, prestigiaram a audiência pública que marcou o início das atividades da frente.

Um dos projetos selecionados que preenchem os requisitos para propositura de iniciativa parlamentar imediata é o que trata da ‘Criação de Política Estadual de Construções de Baixo Carbono’. Já o segundo Projeto de Lei almejado pela Frente Parlamentar deve unir duas outras propostas em um único projeto, que deverá instituir a ‘Política de Proteção e Defesa Civil do Estado do Paraná’ e ‘regular o exercício do poder da polícia administrativa pelo Corpo de Bombeiros Militar’.

Os projetos de lei são frutos de sugestões propostas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) em parceria com as Entidades de Classe e lideranças dos Colegiados que pertencem ao Crea-PR. O Crea-PR que foi homenageado em junho deste ano na Assembleia Legislativa em razão dos 89 anos do órgão. Durante a cerimônia, a entidade apresentou 25 propostas de projeto de lei à Frente Parlamentar.

As propostas legislativas foram elaboradas pelos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências do Paraná, por iniciativa do Crea-PR e entregues à Alep em junho deste ano, durante uma cerimônia de homenagem aos 89 anos do conselho.

Pedágio

Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do Crea-PR, falou sobre a importância da frente parlamentar para acompanhar e fiscalizar obras e o desenvolvimento no Paraná. Entre elas, as obras previstas nos novos contratos de pedágio para as rodovias do Estado.

“Eu acredito que passamos por diversas etapas; o modelo já foi definido e os leilões foram realizados, concedendo as obras às empresas. Agora, estamos focados na assinatura dos contratos, e como você mencionou, existem diversas obras essenciais em andamento”, disse Ricardo.

O presidente do Crea-PR também mencionou o envolvimento da entidade desde o início das discussões sobre o novo pedágio e concessões de obras.

“Convido a população a se envolver nesse acompanhamento, pois os detalhes estão bem documentados. Além disso, contamos com o benefício da tecnologia, que nos fornece informações visuais, incluindo mapas que indicam a localização e datas das obras. Essa é a nossa missão: acompanhar, junto às suas entidades de classe em cada região, a execução das obras visando a segurança e a prevenção de acidentes, bem como a melhoria da produtividade e da fluidez nas estradas. Isso é essencial para um estado tão dinâmico, com um PIB em crescimento, pois, sem essas ações, enfrentaremos sérios problemas logísticos e entraves para o avanço das nossas cadeias produtivas”, incentivou o presidente.

O deputado Fábio Oliveira, presidente da Frente Parlamentar, destacou a importância da fiscalização não apenas do cronograma, mas também da qualidade das obras de implantação do chamado “novo pedágio”.

Segundo ele, na Alep há uma preocupação com a fiscalização dos pedágios relicitados, garantindo que as obras sigam o cronograma e não haja reajustes tarifários injustificados.

“Nosso objetivo é garantir que as obras sigam o cronograma e que não haja reajustes tarifários injustificados nos pedágios relicitados”, destacou.

Participações

Na cerimônia, também estiveram presentes o líder do governo, deputado Hussein Bakri, o deputado Wilmar Reichembach (PSD), ambos membros da Frente, além do secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva. O ex-governador e secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Orlando Pessuti, o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Fernando Moraes, também participaram do evento.

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE