Sobe para 28 número de mortos no Sul por causa das fortes chuvas | aRede
PUBLICIDADE

Sobe para 28 número de mortos no Sul por causa das fortes chuvas

Além dos mortos, a Defesa Civil computou cerca de 5 mil pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul até a noite de terça-feira (5)

A Defesa Civil computava cerca de 5 mil pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil computava cerca de 5 mil pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O número de mortos confirmados e pessoas desalojadas por conta da incidência do ciclone extratropical e das intensas chuvas no Sul do país continua a subir. Na noite da última terça-feira (5), o número de óbitos era de 22. Na manhã desta quarta-feira (6) foram confirmados mais vítimas: cinco no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina, chegando a 28 vítimas.

Há, inclusive, previsão de chuvas intensas na região Sul, por conta do ciclone, para hoje (6).

Lamento pelos mortos

Mais seis mortes foram confirmadas pela Defesa Civil do RS e pelo governador do estado, Eduardo Leite (PSDB-RS). Leite lamentou, nas redes sociais, as vidas perdidas e reforçou o trabalho de resgate no estado.

Eduardo Leite também confirmou que os helicópteros da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil estão empregados nos resgates no Vale do Rio Prado. Há apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Força Aérea Brasileira (FAB) e Marinha.

A Defesa Civil computava cerca de 5 mil pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul. O número de municípios que reportaram eventos como tempestades, inundações e enxurradas está na casa dos 67, no RS. Centenas de pessoas tiveram que subir nos telhados de suas casas para fugir das enchentes, e muitas delas tiveram que ser resgatadas por helicópteros de forças como a PRF. A cidade de Muçum chegou, inclusive, a ficar 80% embaixo d’água.

Entre os locais mais afetados pelas condições climáticas em questão, estão Passo Fundo, Serafina Corrêa, Taquari, Roca Sales, Vacaria e Cruz Alta.

Em resposta ao caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou na terça-feira (5) que o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros, visitará as regiões do Rio Grande do Sul afetadas pela passagem do ciclone extratropical nesta quarta (6).  

Como se proteger

Em caso de enchentes, recomenda-se sempre buscar lugares altos e conhecer bem o local em que você está, ou que vai morar. Mas o mais importante é não tentar atravessar as águas da enchente, já que muitas vezes a correnteza não se mostra visível. Também é aconselhado a não dirigir nessas regiões e, se for inevitável, tentar expor o mínimo do corpo (se estiver a pé) ou do veículo às águas.

Confira sugestões do que fazer:

- Esteja atento às notícias se você vive em áreas de inundação;

- Busque locais altos;Conheça os locais próximos que podem inundar (rios, córregos, etc) e mantenha-se longe deles;

- Caso esteja em casa quando a enchente começou, leve itens de sobrevivência (água potável, alimentos prontos e roupas secas) e de primeiros socorros durante a fuga;

- Caso não consiga sair de casa, coloque os itens de sobrevivência e primeiros socorros no andar superior;

- Não tente proteger seus pertences;

- Desligue a energia elétrica;

- Feche registros de água;

- Não tente atravessar a enchente (nem sempre a correnteza está visível na parte superior);

- Se tiver que entrar na água, busque por regiões em que o mínimo possível do seu corpo entra nela;

- Fique longe de linhas elétricas;

- Não dirija em áreas inundadas – 50cm são o necessário para fazer o carro flutuar e 10cm para perder o controle dele.

Informações: Metrópoles 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE