Setembro começa com temporais severos na região Sul do país | aRede
PUBLICIDADE

Setembro começa com temporais severos na região Sul do país

O risco é de temporais já na metade oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (oeste) e Paraná (sudoeste)

Alertas para chuvas fortes aconteceram na tarde desta quinta-feira (30)
Alertas para chuvas fortes aconteceram na tarde desta quinta-feira (30) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O mês de setembro começa com temperaturas mais elevadas, em especial nesta sexta-feira (1º), primeiro dia do mês no Sul do país, mas já com indicativo de mudanças no tempo em relação à chuva. Após um período de estabilidade, o padrão de circulação atmosférica se modifica e favorece a formação de nuvens muito carregadas no interior da Região.

A combinação da atuação de um cavado em níveis médios, o fluxo contínuo de umidade em baixos níveis, junto a aproximação de frente fria e o desenvolvimento de nuvens de chuva entre esta sexta-feira e durante todo o final de semana. O risco é de temporais já na metade oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (oeste) e Paraná (sudoeste).

As pancadas de chuva começam na manhã de sexta-feira (1º), sobre o Uruguaiana e Santa Rosa, no estado gaúcho, chegando à noite na Grande Porto Alegre. Durante o fim de semana, a chuva é prevista para todas as áreas dos três estados do Sul e há condições de chuva torrencial, com a ocorrência de tempestades e chuva volumosa em boa parte das áreas.

Alerta: há risco de enchentes e problemas adversos causados por ventos fortes e excesso de chuva. Com indicativos para acumulados expressivos, potencial para alagamentos e até possibilidade de queda de árvores.

Frio volta a ganhar força

O mês de setembro começa ainda com calor e tempo abafado, as temperaturas se elevam bem no interior do Rio Grande do Sul e do Paraná entre esta sexta-feira (01) e o sábado (02). Mas no decorrer da noite de sábado e no domingo (03), as temperaturas ficam amenas, decorrente ao excesso de nebulosidade e tempo mais úmido na Região. O ar frio de origem polar, na retaguarda da frente, só ganha força na segunda-feira (04) de setembro.

Com informações: Climatempo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE