Assembleia Legislativa retoma agenda intensa após recesso | aRede
PUBLICIDADE

Assembleia Legislativa retoma agenda intensa após recesso

Sessões plenárias, reuniões de comissões, sessões solenes, lançamento de livro e palestras movimentam a semana na ALEP

Sessões plenárias, reuniões de comissões, sessões solenes, lançamento de livro e palestras movimentam a semana
Sessões plenárias, reuniões de comissões, sessões solenes, lançamento de livro e palestras movimentam a semana -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Assembleia Legislativa do Paraná retoma as atividades em Plenário do segundo semestre de 2023 nesta terça-feira (1), após o recesso parlamentar. Com o fim da pausa regimental, o parlamento reabre os trabalhos com uma agenda extensa. Sessões plenárias, reuniões de comissões, sessões solenes, lançamento de livro e palestras movimentam a semana.

Na sessão plenária, a partir das 14h30, os deputados reiniciam a apreciação do projeto do Executivo que trata sobre o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fecon). A proposta 520/2022 visa concentrar recursos para o financiamento de ações com objetivo de informar, orientar, defender e reparar danos causados ao consumidor paranaense.

A proposta legislativa corrige o nome da Secretaria de Estado a qual o Fecon é vinculado e ajusta as competências e atribuições do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Confeco), responsável por gerir o Fundo de Defesa do Consumidor.

O texto, que será votado em segunda discussão, altera a Lei 14.975/2005, que trata do Fecon e também insere uma série de incisos ao artigo 6° da Lei 14.975/2005.

Entram em pauta no Plenário outras cinco iniciativas. O projeto de lei 419/2021, da deputada Mabel Canto (PSDB), denomina Lodeval Santos Ribas a cadeia pública de Ponta Grossa.

A intenção é homenagear o policial penal, vítima de latrocínio, tendo falecido no dia 23 de fevereiro de 2020. Com 53 anos, Lodeval Santos Ribas deixou quatro irmãos e sua mãe de 82 anos, de quem pessoalmente cuidava. Trabalhava na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa e estava há 12 anos no sistema penitenciário.

Um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), define que ao invés de nomear a Cadeia Pública da cidade, a denominação seja dada à Penitenciária Estadual de Ponta Grossa II.

O projeto de Lei nº 83/2023, de autoria do deputado Matheus Vermelho (PP), institui o título de ‘Destino do Mundo’ a Foz do Iguaçu. O texto cita que a cidade tem o maior potencial de turismo no Paraná.

“Informalmente, a cidade já é conhecida como Destino do Mundo em razão das suas belezas naturais, atrativos e a sua rica diversidade cultural que encanta a todos. De acordo com vários indicadores, Foz do Iguaçu – fora as capitais – desponta no cenário nacional como a cidade mais procurada e visitada por turistas estrangeiros a lazer no Brasil”, justifica o parlamentar.

O projeto de Lei 288/2023, de autoria da deputada Marli Paulino (SD) e do deputado Goura (PDT), trata da inclusão no roteiro turístico oficial do Estado do Paraná da iniciativa “Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu”.

Ela será realizada em vias urbanas e rurais, caminhos, trilhas, ciclovias e paisagens na região dos rios Atuba, Palmital, Rio do Meio, Iraí, Bacacheri, Canguiri, entre outros afluentes que juntos formam as nascentes do mais importante rio do Paraná, o Rio Iguaçu. A proposta da ciclorrota intermunicipal compreende um traçado de cerca de 45 quilômetros.

O projeto de lei 364/2023, do deputado Delegado Tito Barichello (União), institui o Dia Estadual de Valorização dos Agentes de Segurança Socioeducativo, a ser celebrado anualmente em 4 de outubro.

Para completar, a proposta 368/2023, de autoria da deputada cantora Mara Lima (Republicanos), altera a Lei nº 17.806/2013, que institui a Semana Estadual de Combate à Violência Doméstica e Sexual Contra a Mulher, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de agosto.

Com a nova redação, o projeto passa a instituir a Campanha Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de setembro.

Asma e tabagismo

A Comissão de Saúde Pública vai realizar uma reunião para tratar sobre a Conscientização e controle dos sintomas da asma DPOC e tabagismo. A proposição é da deputada Cristina Silvestri (PSDB) e o evento será terça-feira (1º), às 11 horas, na Sala de Reuniões, do Prédio Administrativo.

Educação financeira

Organizadas pela Escola do Legislativo, serão ministradas duas palestras voltadas à educação financeira. Na quinta (3), o tema será Renda Fixa: A Chave para a Estabilidade Financeira em Meio ao Caos. Na sexta (4), Fundos Imobiliários - descubra como ter renda mensal isenta de IR. Os eventos serão no Auditório Legislativo, a partir das 9h30.

Às 18 horas, de quinta (3), no Espaço Cultural, será lançado o livro Polícia Militar do Paraná: Origem e Evolução.

Maçonaria

Duas sessões solenes encerram a semana na sexta-feira (4). O Plenário da casa recebe, às 19 horas, evento de posse do novo presidente da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), Cristian Adrian Flores, Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná. Também serão comemorados os 120 Anos do Grande Oriente do Paraná. A proposição é dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Soldado Adriano José (PP).

Por proposição da deputada Maria Victoria (PP), será entregue o título de Cidadania Benemérita ao senhor Wilson de Matos Silva Filho, em Maringá, às 19h30.

Com informações da ALEP

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE