Prefeito de Colombo detalha avanços e investimentos na cidade
Helder Lazarotto destacou ações nas áreas de infraestrutura, educação, trabalho e renda na conversa com o Portal aRede
Publicado: 31/07/2023, 15:09
O gestor municipal de Colombo, Helder Lazarotto, recebeu a equipe do Portal aRede, na última quinta-feira (27), para falar sobre diversos tópicos envolvendo avanços e investimentos nas áreas de infraestrutura, renda e educação. O encontro ocorreu no gabinete do gestor, que assumiu a Prefeitura do município da Região Metropolitana de Curitiba em janeiro de 2021.
“Tivemos um início de gestão muito complicado, pelo momento que o mundo estava vivendo. No início de 2021 estávamos no auge da pandemia, com comércios fechados, sem grandes avanços na vacinação, com os hospitais lotados e a arrecadação em baixa, em consequência da diminuição da atividade econômica. Então foi um começo muito difícil. Mas nesse tempo, aproveitamos para fazer vários projetos e começar um trabalho de captação de recursos, para poder colocar em execução as obras e ações que agora estão acontecendo”, comenta o gestor.
.
Obras e infraestrutura
Dentro dos investimentos na área de estrutura e obras públicas, Lazarotto destaca a pavimentação de vias públicas. “Já pavimentos, desde o início do mandato, 50 quilômetros de vias, fora as 64 ruas que estão em processo neste momento”, detalhou o prefeito. Helder explica que o município de Colombo possui uma malha viária de 970 km, sendo menos da metade pavimentada. “Nossa proposta é que até o final de 2024 a gente consiga pavimentar 200 km, quase metade do que falta”.
As obras na educação também têm sido foco da gestão. Segundo o prefeito, dos 97 equipamentos de educação da cidade, mais de 80 já foram revitalizados. “E até o ano que vem iremos revitalizar todos os 97, sem contar as novas construções que estão sendo realizadas. É um grande programa, ‘Colombo bem mais educação’, que trouxe, além das obras físicas, equipamentos e melhores condições de trabalhos para nossos profissionais da educação”, complementa.
Na área da saúde, os investimentos também são direcionados e visam resolver uma lacuna histórica do município: a falta de um hospital de grande porte na cidade. “Era um sonho da população de Colombo e que nós estamos realizando. O hospital geral de Colombo está em obras, em uma parceria da prefeitura Municipal com o Governo do Estado. É um hospital de 13 mil metros quadrados com sete andares e se encontra na fase de execução”.
.
Educação
Dentre as ações realizadas pela gestão do município na área educacional, para além das reformas estruturais, nas escolas e CMEIs, Helder afirma que vem sendo desenvolvido um trabalho de aquisição de equipamentos e ações tecnológicas para uso em sala de aula, que já resultaram em lousas digitais, tablets e a implementação do livro de chamada digital. “Essas ações visam valorizar os nossos profissionais da educação. Nos dois últimos anos fizemos o rateio do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), uma divisão de recursos que funciona como um décimo quarto salário para os nossos professores. Assim, a nossa educação está entre as melhores do estado do Paraná, devido a este conjunto de investimentos”, explica o gestor.
.
Geração de renda
Ao comentar sobre as inovações e novidades na área de trabalho e renda, o gestor de Colombo explicou que o município, historicamente, exporta muita mão de obra, em especial de trabalhadores que saem todos os dias de Colombo para trabalhar em Curitiba. “Colombo historicamente não deu o valor necessário para a atração de empresas e para a geração de empregos aqui na cidade. No ano de 2021, mesmo em meio a pandemia, assinamos protocolos de intenções e, nesse período, trouxemos 15 grandes empresas para o município, gerando sete mil empregos até o momento. Com isso, Colombo passou da vigésima posição no estado em geração de emprego para o oitavo neste quesito”.
Mesmo assim, o prefeito explicou que há um grande passivo retroativo, e é visando essa lacuna que está em execução o projeto da Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo, localizada em uma região estratégica com área de 12 quilômetros quadrados, visando o aumento de renda e oportunidades de trabalho no município, também visualizando os mais de 40 mil estudantes da rede municipal e particular da cidade que podem ser, no futuro, inseridos neste novo centro empregatício de Colombo. “Essa preocupação com o futuro da juventude da nossa cidade, para que eles possam trabalhar e gerar renda, é muito importante. Por isso, estamos trabalhando nesse projeto da cidade industrial, com auxílio do governo estadual e federal. E vamos fazer esse lançamento para que, daqui a alguns anos, Colombo seja economicamente independente. E sempre digo que, se alguém já tivesse pensado e feito isso há 20 ou 25 anos atrás, a realidade econômica da nossa cidade seria outra neste momento. Isso é pensar no futuro, isso é pensar nas 40 mil crianças que estão em nossas escolas e que não tem noção dessa realidade econômica severa, que é passar grande parte de seu dia viajando para poder trabalhar”, afirma Lazarotto.
.
Pensamento no futuro
O prefeito reiterou que sua gestão está preocupada com o presente, mas sempre buscando soluções para o futuro do município. “Falamos do trabalho que estamos fazendo, e é com essa concepção, fazendo as coisas agora, mas também fazendo projetos e tornando realidade projetos a longo prazo, para o futuro da nossa cidade, que nós vamos trabalhando”, complementa o prefeito.