Ratinho, Helder e Zema são os governadores mais bem avaliados | aRede
PUBLICIDADE

Ratinho, Helder e Zema são os governadores mais bem avaliados

Governador do Paraná aparece na primeira colocação, com 70% de aprovação, segundo informações do Paraná Pesquisas

Governador do Paraná aparece na primeira colocação, com 70% de aprovação, segundo informações do Paraná Pesquisas
Governador do Paraná aparece na primeira colocação, com 70% de aprovação, segundo informações do Paraná Pesquisas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com aprovação de 70% em Curitiba, Ratinho Junior (PSD) é o governador mais bem avaliado pelos eleitores de sua capital. Ele é seguido de perto por Helder Barbalho (MDB), com 68,5% de aprovação em Belém. Romeu Zema (Novo), com 66,5% de avaliação positiva em Belo Horizonte, o terceiro.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece na quinta colocação, com 65,3% de aprovação dos eleitores paulistanos. À frente dele está Eduardo Leite (PSDB), com 66,3% de satisfação em Porto Alegre.

Entre os dez governadores avaliados, o último colocado é Cláudio Castro (PL). Ele foi o único a ter desaprovação maior que aprovação em sua capital: 43,2% dos cariocas aprovam sua gestão, ao passo que 45,1% desaprovam. As pesquisas foram realizadas em diferentes datas, entre março e junho. A margem de erro varia, conforme o estado, de 3,2 pontos percentuais a 3,7.

Para o presidente da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, os levantamentos mostram um cenário positivo para três possíveis presidenciáveis da direita: Ratinho Junior, Romeu Zema e Tarcísio de Freitas. E mandam um péssimo recado para o governador Cláudio Castro, que também tem pretensões políticas de chegar um dia ao Planalto.

“É um péssimo sinal para ele inclusive para uma eventual eleição ao Senado”, disse Murilo ao Congresso em Foco. “Ratinho, Zema e Tarcísio estão fortes em redutos eleitorais importantes. É mais difícil para um governador estar bem na capital do que no interior, porque no interior ele tem controle maior sobre os prefeitos e a mídia local”, explica.

Murilo também destaca a força demonstrada por Helder Barbalho, um dos principais aliados do presidente Lula e irmão do ministro das Cidades, Jader Filho. O emedebista, segundo governador mais bem avaliado em capital, pode virar um obstáculo para o projeto presidencial da ministra do Planejamento, Simone Tebet, avalia o presidente da Paraná Pesquisas. “Ele virou um importante player dentro do MDB. Será no mínimo candidato a senador, mas tem ambições maiores”, observa.

Confira a matéria completa no site do Congresso em Foco

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE